O apoio do Poder Judiciário goiano à ciência durante a pandemia foi reconhecido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) nesta segunda-feira (29), em homenagem prestada ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França. O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, esteve na sede do TJGO e entregou ao presidente uma maquete em miniatura do Hospital das Clínicas da UFG e um certificado de agradecimento.

Carlos França ressaltou que a homenagem da UFG é para todo o Judiciário goiano, aos colegas desembargadores e magistrados de primeiro grau, bem como às servidoras e servidores. França ressaltou a nobre iniciativa do ex-presidente, desembargador Walter Carlos Lemes, ao ter a “feliz ideia de ceder computadores para que os alunos da UFG que não tinham condições pudessem ter acesso às aulas on-line durante a pandemia”.

Durante a homenagem no Salão Nobre da Presidência, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, apresentou um panorama da universidade, com dados e projetos de destaque. Dentre os pontos, ele mostrou a redução no orçamento de custeio da universidade nos últimos anos. Para o presidente do Poder Judiciário goiano, isso é uma “demonstração do cruel momento que a universidade está passando e a UFG tem nossa solidariedade. Nunca a ciência foi tão maltratada no país. E mesmo enfrentando esses dissabores, a UFG tem se sobressaído”. “Quem merece ser homenageado é a UFG pelo tanto que tem feito para a sociedade goiana”, acrescentou França.

O apoio do Poder Judiciário brasileiro à ciência durante a pandemia também foi ressaltado por França. “A ciência tem que prevalecer e o Judiciário tem garantido que a ciência prevaleça. O STF teve papel fundamental durante a pandemia para que a ciência prevalecesse”, lembrou o presidente do TJGO.

Homenagem
A homenagem da UFG foi feita às instituições e autoridades que contribuíram com a universidade para o enfrentamento da pandemia. Edward Madureira Brasil explicou que a mobilização estadual possibilitou a conclusão da obra do Hospital das Clínicas, que entrou em operação para o atendimento de pacientes com Covid-19. “Dos hospitais brasileiros, nós estamos entre os primeiros com a menor taxa de mortalidade relacionada à Covid-19”. O reitor da UFG também destacou os grandes avanços alcançados por aquela Universidade na área da ciência e tecnologia e na formação dos milhares de alunos na graduação e pós graduação, apesar das dificuldades orçamentárias enfrentadas.

“Essa é uma homenagem extensiva a todo o Poder Judiciário. Temos aqui vários egressos e professores da universidade. Agradecemos também o cuidado na preparação dessa cerimônia”, declarou o reitor. A universidade foi fundada em 1960 e atualmente conta com 101 cursos de graduação, 104 mestrados e doutorados e outros 80 cursos lato sensu.

Autoridades
Prestigiaram a cerimônia de homenagem, pelo TJGO, o vice-presidente, desembargador Zacarias Neves Coelho; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Nicomedes Domingos Borges; os desembargadores Luiz Cláudio Veiga Braga, Norival Santomé, Guilherme Gutemberg Isac Pinto e Anderson Máximo de Holanda; os juízes auxiliares da Presidência, Sirlei Martins Costa, Aldo Sabino, Jussara Cristina de Oliveira Lousa e Reinaldo de Oliveira Dutra; os juízes auxiliares da Corregedoria, Altair Guerra da Costa, Ricardo Silveira Dourado e Gustavo Assis Garcia; o diretor do Foro da comarca de Goiânia, Héber Carlos de Oliveira; a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins Lima Alves, e o diretor-geral, Rodrigo Leandro da Silva.

Pela UFG estiveram a vice-reitora e futura reitora, Sandramara Matias Chaves; coordenador da Reitoria Digital, Pablo Lisboa; o secretário de Promoção da Segurança e Direitos Humanos, Ricardo Barbosa; o assessor do Gabinete Tasso Leite; o Secretário de Planejamento, Vicente da Rocha Soares Ferreira; o Pró-reitor de Graduação Adjunto, Israel Trindade, e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maisa Miralva da Silva.

Também participaram o defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior, e a procuradora-geral do município, Tatiana Accioly Fayad. (Texto: Daniela Becker / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO