O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, inaugurou na manhã desta quinta-feira (7), o quinto Posto Avançado do Poder Judiciário Estadual, dessa vez na cidade de Novo Brasil, distrito judicial da comarca de Fazenda Nova. Para o chefe do Poder Judiciário goiano, os postos avançados representam a democratização do acesso à Justiça, especialmente para os cidadãos que residem em municípios que não são sedes de comarcas.

“Queremos facilitar o acesso de quem precisa dos serviços jurisdicionais, promovendo a verdadeira justiça, ao alcance de todos”, ressaltou o desembargador Carlos França. Ele também frisou que a proximidade com o jurisdicionado, possibilitada pela criação dos postos avançados de atendimento, torna o Poder Judiciário ainda mais humano.
Na oportunidade, o desembargador Carlos França ressaltou o empenho e a dedicação de todos as magistradas e magistrados, servidoras e servidores, envolvidos no projeto de criação e instalação dos postos de atendimento. “Agradeço de forma especial o coordenador do projeto que regulamenta a criação de Postos Avançados no âmbito do Poder Judiciário goiano, o juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra, e os competentes gestores do projeto, juízes Marcos Boechat e Eduardo Perez”.

Conforme o coordenador do projeto de implantação dos Postos Avançados no TJGO, o juiz auxiliar da Presidência Reinaldo de Oliveira Dutra, o objetivo é criar os postos nos locais onde o acesso à Justiça é remoto e depende do deslocamento do jurisdicionado até a comarca mais próxima. "Queremos oferecer uma prestação jurisdicional eficiente e acessível. E, pautados pelas diretrizes de empenho e dedicação da administração do desembargador Carlos França, seguimos adiante na criação de mais um Posto Avançado do Poder Judiciário Estadual".

A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), e responsável pela comarca de Fazenda Nova, juíza Patrícia Carrijo, destacou os avanços de produtividade e da efetiva prestação jurisdicional da atual gestão do TJGO, presidida pelo desembargador Carlos França. “Participamos com satisfação dos projetos transformadores da brilhante gestão que vem apresentando o presidente e desembargador Carlos França”.

Parcerias com os municípios

Um dos gestores do projeto que regulamenta a criação de Postos Avançados no âmbito do Poder Judiciário, o juiz Marcos Boechat Lopes Filho, explicou sobre a importância do engajamento da prefeitura local para o êxito do projeto. “Agradecemos o interesse e a parceria da administração do município de Novo Brasil, que prontamente acolheu nossa iniciativa”, informou o magistrado.

“O Poder Judiciário Estadual, por intermédio da gestão atenta e empenhada do desembargador Carlos França, amplia sua prestação jurisdicional ao promover de forma tão ativa a democratização e a facilidade do acesso à Justiça, não apenas para os jurisdicionados, mas também para a classe advocatícia e os demais operadores do Direito”, destacou o também gestor do projeto, juiz Eduardo Perez. Ele relembra que oito anos de sua carreira como magistrado foram exercidos na comarca de Fazenda Nova. “Tenho grande carinho por este lugar, onde pude me desenvolver tanto profissionalmente, quanto pessoalmente”.

 

A vice-prefeita do município, Lusimar Silveira Rosa, na ocasião representando o prefeito Gabriel Alves de Castro, ressaltou o ganho para os residentes de Novo Brasil, que não mais precisarão se deslocar até a sede da comarca, na cidade de Fazenda Nova, para receber a adequada prestação jurisdicional. “É uma grande satisfação acompanhar iniciativas como essa que, de fato, beneficiam a população”, disse Lusimar Silveira Rosa.

Também acompanharam a solenidade de inauguração do Posto Avançado do município de Novo Brasil, a juíza auxiliar da Presidência, Jussara Cristina Oliveira Louza, o diretor do foro de Goiânia, juiz Heber Carlos de Oliveira, entre outros representantes da magistratura e do funcionalismo do TJGO, bem como o advogado Washington Avelino Leite, na ocasião representando a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO).(Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO