O município de Faina, distrito judiciário da comarca de Goiás, recebeu, nesta quinta-feira (28), um Posto Avançado do Poder Judiciário goiano. O objetivo da instalação é aproximar o Poder Judiciário do cidadão que está distante das sedes forenses, tornando a Justiça cada vez mais acessível. A inauguração, com transmissão on-line pelo Zoom, foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França.

O chefe do Poder Judiciário enfatizou a importância do evento que, para ele, representa a facilidade do acesso do cidadão à Justiça, o que é previsto na Constituição Federal. “Destaco a diretora do Foro local, juíza Francielly Morais, que, juntamente com os colegas da comarca de Goiás, batalhou muito para que esses sonho pudesse se concretizar”, frisou. Ele destacou ainda a parceria do Judiciário com o Município de Faina. "É fundamental para que o posto avançado funcione e funcione bem," ressaltou.

O presidente do TJGO fez questão de agradecer também ao Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e a advocacia. “É com essa parceria e apoio que a população de Faina terá maior facilidade para acessar o Judiciário”, afirmou. Ao final, o desembargador Carlos França cumprimentou as servidoras e os servidores públicos pelo Dia do Servidor, comemorado nesta quinta-feira (28). “Especialmente aos do Poder Judiciário, que têm sempre uma participação fundamental para a prestação da Justiça de forma célere”, concluiu.

Para o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges, também é momento de grande alegria. “Cumprimento o presidente do TJGO goiano em estender a Justiça até o município de Faina. Sei que é uma meta de sua gestão e que vem sendo cumprida”, destacou.

Também participante do evento on-line, o desembargador Norival Santomé saudou o presidente Carlos França pela iniciativa de facilitar o acesso do jurisdicionado ao Judiciário.
A diretora do Foro da comarca de Goiás, juíza Francielly Faria Morais, falou da honra e alegria em participar do evento. “Quem ganha é a população. As pessoas não serão sacrificadas e poderão ter o atendimento da Justiça no próprio município onde residem. Apesar de hoje estar tudo digitalizado, mas ainda há pessoas que não têm condições de fazer isso”, frisou.

Para o promotor de Justiça da cidade de Goiás, Edivar da Costa Muniz, a inauguração do Posto Avançado é a prova de que estamos usando a tecnologia para aproximar da população e entregar a prestação jurisdicional mais rápida e da melhor qualidade possível. “Parabenizo o TJGO por essa iniciativa e o povo fainense. Vamos continuar trabalhando juntos para que possamos utilizar esse espaço da melhor maneira possível em proveito da população”, completou.

O prefeito de Faina, Paulo Roberto Vieira, agradeceu a iniciativa e disse que a ação facilitará a vida dos moradores da cidade. “Estamos satisfeitos e honrados com o nosso Posto Avançado do Judiciário. Daremos tudo o suporte necessário e Faina agradece imensamente a disponibilidade e o carinho que o TJGO está tendo com a gente”, disse.

O presidente da Subseção da OAB da cidade de Goiás, Reginaldo Ferreira Adorno Filho, frisou a importância do novo Posto Avançado. “É realmente um avanço da Justiça goiana. Nós, advogados, estamos felizes com a acessibilidade da Justiça para todos os cidadãos”, falou, ao anunciar que será disponibilizado no município uma sala da OAB.

A criação dos Postos Avançados foi regulamentada pelo Órgão Especial do TJGO, por meio da Resolução nº 143, de 10 de março de 2021. Os postos são unidades físicas descentralizadas, integrantes da comarca sede, instalados em regime de parceria com os municípios ou cartórios extrajudiciais, onde são realizados atos por videoconferência, tais como audiências e atendimentos eletrônicos ou presenciais. Como gestores do projeto, o presidente do TJGO designou os juízes Eduardo Perez Oliveira e Marcos Boechat Lopes Filho. A coordenação é do juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra.

Também participaram da solenidade de inauguração, as juízas auxiliares da Presidência,  Jussara Cristina Oliveira Louza e Sirlei Martins da Costa; o juiz  Joviano Carneiro Neto; além de autoridades locais.(Texto: Arianne Lopes / Edição de imagens: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO