Mais dois gabinetes de desembargadores receberam o auxílio do Núcleo de Aceleração de Julgamentos e de Cumprimento de Metas de 2ª Instância (NAJ 2). Durante três meses, de 1º de junho a 31 de agosto, as equipes atuaram nos gabinetes dos desembargadores Zacarias Neves Coelho, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), e Wilson Safatle Faiad. O apoio resultou em mais de mil atos minutados, sendo 824 decisões de mérito (processos julgados ou aguardando julgamento) e 199 despachos. As equipes são coordenadas pelos juízes substitutos em segundo grau Reinaldo Alves Ferreira e Jeronymo Pedro Villas Boas.

O juiz auxiliar da Presidência e coordenador do programa de Aceleração de Julgamentos e de Cumprimento de Metas, Aldo Sabino, informa que “este foi o segundo lote de atuação do NAJ 2 e a expectativa é qualificar cada vez mais o trabalho à medida que as equipes ganham experiência com a complexidade dos processos de segundo grau”.

No gabinete do desembargador Wilson Safatle Faiad, o acervo era de 1.260 processos conclusos quando o NAJ 2 iniciou o auxílio. Ao final, quase 500 processos foram julgados. “O Programa de Aceleração de Julgamentos foi excelente iniciativa da atual presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Auxilia sobremaneira na gestão do gabinete e no fluxo processual. O acúmulo processual não é só um problema capilarizado, restrito ao gabinete, mas atinge o Poder Judiciário no todo. Nossos votos para que o programa persista e aprimore”, ressaltou o desembargador Wilson Safatle Faiad.

Para o juiz substituto em segundo grau, Sebastião Luiz Fleury, que substitui o desembargador Zacarias Neves Coelho durante seu mandato como vice-presidente do TJGO, a iniciativa do NAJ 2 “é fantástica”. Cerca de 400 processos foram trabalhados pela equipe, um número que representou a metade dos processos do gabinete. “Mais de 70% dos processos foram julgados e isso traz um alívio muito grande para o gabinete. Um auxílio que consegue dar baixa em metade do acervo é fantástico, digno de elogio”, destacou o magistrado, parabenizando o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, pela ideia e pela gestão, e também todos os envolvidos no programa. O juiz substituto em segundo grau ainda ressaltou a qualificação das equipes.

Justiça cada vez mais célere e eficiente

“Os relatórios demonstram que o programa tem cumprido com seu propósito que é o de oferecer uma justiça cada vez mais célere e eficiente, pois é isso que a sociedade espera do Poder Judiciário tanto na primeira quanto na segunda instância. O empenho dos magistrados envolvidos e de suas equipes também merece todo o nosso reconhecimento, assim como os colegas desembargadores e seus assessores por todo apoio que dão para a atuação do NAJ”, afirmou o presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França. (Texto: Daniela Becker / Arte: Wendel Reis - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO