O Programa Com Viver – Inclusão Voluntária na Justiça, da comarca de Cristalina, foi vencedor do Prêmio Destaque do Innovare 2021. Idealizado pelos juízes Thiago Inácio Oliveira e Priscila Lopes da Silveira, o programa foi instituído pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27), em reunião da Comissão Julgadora, responsável pela escolha da prática vencedora. Os critérios avaliados foram: eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização

As outras 14 finalistas das categorias Tribunal, Juiz, CNJ/Tecnologia, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania serão anunciadas até o fim da primeira semana de outubro. O encontro da Comissão Julgadora foi conduzido pelo presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault, e aberto pelo presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, ministro aposentado Ayres Britto, que fez uma introdução sobre o tema do Prêmio Destaque deste ano, Defesa da Igualdade e da Diversidade.

Motivação

Segundo a juíza Priscila Lopes da Silveira, amor, respeito e confiança na capacidade de todo ser humano foi o que sempre os motivaram a iniciar e prosseguir com o programa. As palavras, de acordo com ela, “ainda são pequenas para expressar o quão grande é o sentimento de gratidão a Deus e a todos os que acreditaram no programa, o qual conseguiu unir, em sua simplicidade, a confluência da igualdade e da liberdade”.

O juiz Thiago de Oliveira também frisou a satisfação ao receber a notícia da maior premiação no âmbito das carreiras jurídicas no Brasil. “O Com Viver foi idealizado de forma simples e despretensiosa, iniciado na comarca de Cristalina e coroado como prática vencedora do Prêmio Destaque no 18º Prêmio Innovare. Além da satisfação de receber essa notícia fantástica, sabemos que é uma oportunidade ímpar para divulgar e difundir essa iniciativa”, frisou o magistrado.

Sobre o Com Viver
O Programa Com Viver foi criado em 2018 pelos juízes de Direito Priscila Lopes da Silveira e Thiago Inácio de Oliveira, com atuação na comarca de Cristalina. Ao assumirem a titularidade de duas unidades judiciárias, os idealizadores ficaram mais próximos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) local. E constataram que a instituição desenvolve significativo trabalho voltado às pessoas com deficiência. A partir de então, surgiu a ideia de oferecer, aos alunos da Apae, vagas para a realização de atividades voluntárias no fórum local. Os voluntários do Programa Com Vive são portadores de deficiências, principalmente àquelas associadas a déficits cognitivos, como Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista. 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO