A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promoveu, na tarde desta quinta-feira (2), a primeira live da campanha Setembro Verde, no âmbito do Poder Judiciário Estadual, com o tema “A evolução do TJGO em acessibilidade, sob a ótica do usuário". O evento foi transmitido ao vivo no Instagram do TJGO (@tjgooficial) e traduzido simultaneamente em Libras pelo servidor José Gabriel Antunes. A live ainda pode ser vista por meio do canal do YouTube do TJGO.

O coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário do Estado de Goiás, juiz Clauber Costa Abreu, destacou que a campanha Setembro Verde faz parte do calendário institucional do TJGO, instituída por meio da Resolução 139, de 24 de fevereiro de 2021. “O objetivo da campanha é fortalecer a luta em benefício dos direitos da pessoa com deficiência”, ressaltou o magistrado. Ele agradeceu a presença de todos e apresentou o palestrante convidado, o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), advogado Diego Magalhães.

O advogado elogiou a iniciativa do TJGO em prol das constantes melhorias exercidas em relação à acessibilidade e ao atendimento das pessoas com deficiência. Diego Magalhães também salientou a relevância da parceria estabelecida entre a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJGO e a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-GO. “Estamos somando esforços para a efetivação de condições e garantias de acessibilidade, não só para a classe advocatícia e usuários da Justiça, mas também para o corpo de servidores do Poder Judiciário Estadual”, disse Diego Magalhães, que é cadeirante, em decorrência de um mergulho acidental em águas rasas.

Histórico de acessibilidade

Conforme Diego Magalhães, a evolução das condições de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência na estrutura física do TJGO é notória. “Vivenciamos dificuldades que iam desde o estacionamento até a entrada do prédio do Palácio da Justiça, que era acessado exclusivamente por meio de uma escada”, recorda Diego.

“Tivemos um ganho significativo de qualidade e acessibilidade a partir do momento em que o TJGO adotou como política institucional a construção de novos prédios e a adequação das estruturas já existentes”, destacou Diego Magalhães. Ele ressaltou o lançamento da cartilha “Pessoa com deficiência, você conhece seus direitos?”, elaborada pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-GO. “O material tem o objetivo de levar conhecimento, por meio de linguagem simples e objetiva, sobre os direitos e garantias das pessoas com deficiência”, destacou. Acesse aqui a cartilha. (Texto: Carolina Dayrell / Foto: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO