Para atender melhor a sociedade e os partícipes do Sistema Jurídico, o estacionamento do fórum da comarca de Itumbiara será ampliado, conforme ordem de serviço assinada nesta quinta-feira (05) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França. Das 97 vagas atuais, hoje restritas ao público interno, a capacidade vai passar para 174. Para o magistrado, a iniciativa é uma forma de melhorar o atendimento e o acesso global à Justiça.

“A ampliação do estacionamento pode parecer uma obra simples, mas tem enorme importância para melhor atender a população e a comunidade jurídica. O fórum representa uma casa de acolhida para todos, sociedade, membros do Ministério Público e da advocacia, que serão bem recebidos, com melhores instalações”, afirmou o chefe do Poder Judiciário Estadual, durante solenidade de assinatura, promovida no salão nobre da Presidência do TJGO.

A obra deve durar entre 90 e 120 dias e tem valor de R$ 1,3 milhão – 19% abaixo do previsto em processo licitatório. Ao fim dos trabalhos, a área total do estacionamento terá 4 mil metros quadrados pavimentados, sendo 1,2 mil metros quadrados de área coberta, para abrigar 59 vagas. O espaço vai contar, também, com 15 vagas para motocicletas, vagas reservadas para idosos e portadores de necessidades especiais. O projeto contempla, ainda, a restauração da calçada existente, com instalação de piso tátil, e arborização do terreno.

Demanda

Com população estimada em cerca de 106 mil habitantes, Itumbiara teve um crescimento exponencial, superior à média goiana: a taxa de aumento populacional ao ano é de 2,97%, contra 1,4% geral do Estado. Para se ter ideia, na década de 1990, eram, apenas, pouco mais de 80 mil pessoas vivendo no município, e hoje está entre os 10 mais populosos de Goiás. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desenvolvimento da cidade incidiu na comarca e, consequentemente, no quadro pessoal do fórum: são, atualmente, oito magistradas e magistrados e mais de 180 colaboradoras e colaboradores, entre o quadro efetivo, terceirizado e de programa de estágio. Dessa forma, o antigo estacionamento teve de se tornar exclusivo para os trabalhadores internos, “numa decisão difícil, porém necessária”, segundo o diretor do Foro local, juiz Vinícius Caldas da Gama Abreu. A novidade, portanto, é “bastante almejada por itumbiarenses, uma vez que vai proporcionar conforto a todos os usuários”.

Natural de Itumbiara, o corregedor-geral de Justiça de Goiás, desembargador Nicomedes Borges, também discursou para agradecer à Presidência do TJGO, “pelo dinamismo e pela vontade de resolver a questão”. O magistrado ainda destacou que, pelo declive natural da avenida onde está situado o fórum, há bastante enxurradas, o que dificulta o estacionamento na via pública em dias chuvosos. “A obra vai resolver os problemas da comunidade e todos terão acesso mais confortável e seguro”, completou.

Representando a classe advocatícia, o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Márcio Rodrigues Vieira também agradeceu a iniciativa, em nome da categoria profissional. “Com a demanda atendida, nossa boa convivência com o Poder Judiciário permanece. Apenas tenho palavras de gratidão para a obra, que tanto vai contribuir com os advogados da cidade”.

Participaram também da solenidade de assinatura da ordem de serviço os juízes auxiliares da CGJGO Altair Guerra e Ricardo Silveira Dourado; da comarca de Itumbiara, a juíza Thaís Lopes Lanza Monteiro, e os juízes Roberto Neiva Borges, Alessandro Luiz de Souza;  o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; os advogados Artur Fleury, Breno Pires Lopes, Leandro Martins Pereira, Marlos Kizote, Rodrigo Alves da Silva Barbosa; da diretoria de Obras do TJGO, Cibelle Saad de Freitas Faria, e, da empresa de engenharia licitada, Lorrany Faleiro da Silva. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO) Veja galeria de fotos. 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO