Em solenidade realizada no Plenário, nesta sexta-feira (18), Fábio Cristóvão de Campos Faria foi empossado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A sessão solene foi presidida pelo chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos Alberto França, e teve presença do governador Ronaldo Caiado, de representantes do Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo que os desembargadores do TJ participaram de forma presencial e por videoconferência.

Ao cumprimentar  o novo membro do colegiado, o presidente afirmou que tem “certeza que o TJGO e a sociedade vão ganhar muito com os trabalhos de Fábio Cristóvão, magistrado dedicado e empenhado”. O desembargador recém-empossado tem mais de 30 anos de carreira na magistratura e, desde 2011, atuava no segundo grau, como juiz substituto. Em seu pronunciamento, Carlos Alberto França também destacou que o edital para provimento da vaga deixada por Fábio Cristóvão “será aberto imediatamente”.

Fábio Cristóvão é filho do desembargador aposentado João Batista de Faria Filho, hoje com 90 anos. Durante discurso emocionado, o novo membro do TJGO agradeceu ao pai e à mãe, Terezinha de Campos Faria, além da esposa, filhos e amigos. “Sou privilegiado e grato, com uma inspiração permanente na minha família”.

O trabalho exemplar, o bom humor e o empenho para julgar processos de Fábio Cristóvão, magistrado desde 1995, foram ressaltados pelos demais discursos da cerimônia. Ao saudar o colega em nome da Corte, o desembargador Fernando de Castro Mesquita lembrou momentos descontraídos durante convívio com o empossado, com quem compartilha a mesma turma de ingresso do concurso de juízes, na década de 1990. “(Fábio Cristóvão) é uma pessoa querida por todos, que merece respeito e admiração, por ter desempenhado uma trajetória exemplar”.


Procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Aylton Flávio Vechi, e o presidente da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), também foram uníssonos em elogiar o novo desembargador. “Saúdo o pai de Fábio Cristóvão, João Batista, que teve discussões ponderadas, justas, que inspiraram a postura e o tratamento humano, que não transforma processos em produção”, falou o represente do órgão ministerial. “Fábio Cristóvão é competente, acessível, técnico, humilde e comprometido – opinião compartilhada pela classe dos advogados”, destacou o representante da OAB.


Histórico

O magistrado empossado foi promovido ao cargo pelo critério de merecimento, conforme Edital número 10/2021, na vaga aberta após aposentadoria do desembargador Orloff Neves Rocha, no dia 30 de abril. Fábio Cristóvão de Campos Faria obteve o acesso ao TJ por ter figurado na lista tríplice pela terceira vez e vai atuar na 1ª Câmara Criminal.

Atualmente, com 56 anos de idade, Fábio Cristóvão contabiliza mais de 30 anos dedicados ao Poder Judiciário. Ele ingressou na magistratura goiana em 1990 e, antes disso, atuou por dois anos como promotor de justiça e por quatro anos como serventuário, assim que se formou em Direito, com apenas 20 anos. Como juiz, ele atuou nas comarcas de Paranaiguara, Planaltina de Goiás, Anápolis e, por último, em Goiânia, onde ficou, por 15 anos, na 9ª Vara Criminal. Em 2011, ascendeu ao cargo de juiz substituto em segundo grau. A magistratura está presente na vida de Fábio Cristóvão desde muito cedo: seu pai, João Batista de Faria Filho, hoje, aos 90 anos de idade, foi juiz desde 1960 e tornou-se desembargador em 1980, tendo se aposentado do TJGO em 2001.

Cerimônia

A solenidade contou, ainda, com homenagem à esposa de Fábio Cristóvão, a arquiteta Márcia Helena de Carvalho Faria, com flores entregues pela procuradora de Justiça Ana Cristina Ribeiro Peternella França, esposa do presidente do TJGO. Ainda como homenagem, o músico e amigo do novo desembargador, o cantor Celso Galvão, cantou e tocou violão a canção O Que É, o Que É?, de Gonzaguinha.

O vice-presidente do TJGO, desembargador Zacarias Neves Coêlho e o corregedor geral, Nicomedes Domingos Borges, participaram de forma on-line da solenidade e, da cerimônia, na mesa diretiva, a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ivana Farina Navarrete Pena; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Leandro Crispim; o diretor do Foro de Goiânia, juiz Heber Carlos de Oliveira; a presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), juíza Telma Aparecida Alves; o defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior; a procuradora-geral do Estado, Juliana Prudente; a procuradora-geral do município de Goiânia, Tatiana Accioly Fayad; o defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), Edson Ferrari. A solenidade foi transmitida on-line, com participação dos demais desembargadores do TJGO. (Texto: Lilian Cury/ Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO