A digitalização dos processos e de atos judiciais tem transformado a realidade do Poder Judiciário, ao oferecer mais rapidez e melhoria na prestação jurisdicional. Atento às inovações do setor, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) investe, agora, no novo equipamento para armazenamento de dados de alta performance, o que possibilita segurança e maior capacidade de memória, o Storage All-flash NVME.

Com investimento de cerca de R$ 7.3 milhões, o novo dispositivo detém o dobro da capacidade do anterior – 580 TB contra 1,2 PT –, possui taxas de transferência e tempo de respostas menores, o que resulta em melhor desempenho. Além disso, o equipamento recém-adquirido ocupa, somente, 5% do espaço físico usado inicialmente e consome menos energia elétrica, apenas 28% do gasto anterior. O presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França, frisa que "a aquisição do novo aparato, com o que há de mais avançado no mercado, está em consonância com a gestão atual, que visa empregar todos os esforços necessários para melhoria da entrega jurisdicional".

Segundo a Diretoria Infraestrutura Tecnológica, a migração de dados está em fase avançada e deve ser concluída até o fim deste mês. Para o diretor da pasta, Giuliano Oliveira,  “a inovação acompanha o ritmo acelerado de digitalização processual, com mais de 1.3 mil processos por dia, e deve atender melhor à demanda do TJGO".

Tecnologia de ponta

O equipamento Storage All-flash NVME utiliza módulos de memória flash, em vez dos discos rígidos convencionais, para gravar e ler as informações. A inovação resulta em rapidez para gravar e ler as informações. Outro ganho é em relação à energia elétrica, o sistema de memória em flash não precisa de eletricidade para o armazenamento, pois todos os dados são gravados instantaneamente – isso significa que, mesmo se houver um blecaute e houver qualquer desligamento, a memória preserva todas as informações gravadas. (Texto: Lilian Cury - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO