Com o foco da nova administração na prestação jurisdicional, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, empossou na manhã desta terça-feira (2), o juiz Heber Carlos de Oliveira como novo diretor do Foro da comarca de Goiânia, que conta atualmente com 40% dos processos do Estado, sendo 485.322 processos ativos.

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, frisou que o papel do diretor do Foro da comarca é facilitar a vida dos magistrados para que eles possam prestar um bom serviço à sociedade, à advocacia e ao Ministério Público. “Doutor Heber, seja muito bem vindo à gestão. O convite feito a vossa excelência foi confiando que desempenhará com louvor as funções deste cargo. Dificuldades existem e existirão sempre, mas nós temos que ter a força e dedicação para superá-las ou amenizá-las e nisso conte sempre com a gestão, pois estamos no mesmo barco. A magistratura é una, seja na função judicante ou na administrativa. E temos a finalidade única que é oferecer reposta à sociedade”, destacou Carlos França, ao enfatizar que a sociedade espera do Judiciário, julgamentos.

O desembargador Carlos França fez questão de saudar o juiz Paulo César Alves das Neves, que deixa a diretoria do Foro da capital. “Eu fui diretor do Foro entre 2007 e 2009 e sei como é difícil, mas também sei que é compensador. Quem é diretor do Foro fica feliz em poder contribuir com a comarca e o doutor Paulo César pode ter essa felicidade porque ele contribuiu e ajudou os colegas para que pudessem prestar um bom serviço à sociedade”, enfatizou.

Ao se referir à juíza substituta automática, Simone Monteiro, o presidente Carlos Alberto França disse que na ausência e nas eventuais substituições do diretor do Foro de Goiânia, a magistrada terá todas as condições de “tocar a máquina”. “Deixo a administração central à disposição da comarca de Goiânia. É uma comarca especial, merece um olhar especial e terá”, falou, ao reafirmar que a capital detém 40% do movimento forense do Estado.

Honrado com o convite

O novo diretor do Foro de Goiânia, juiz Heber Carlos de Oliveira, lembrou que quando o convite foi feito pelo desembargador Carlos França ficou surpreso e ao mesmo tempo honrado, trazendo a ele uma responsabilidade ímpar. “Sem dúvida nenhuma, assumir as funções de diretor do Foro de Goiânia, mesmo que tenha sido diretor do Foro de Aparecida de Goiânia por duas oportunidades, não se compara a pujança e grandiosidade das atividades de diretor do Foro de uma comarca como é Goiânia”.

Segundo o magistrado, a gestão do doutor Paulo César merece aplausos e o que foi feito vai colaborar com o êxito de sua gestão. O novo diretor do Foro da capital apresentou dados da comarca de Goiânia para frisar a grande representatividade que tem no Estado. De acordo com ele, são aproximadamente 1.128 servidores – comissionados e efetivos – lotados nas unidades judiciárias; 30 unidades administrativas; 97 unidades judiciárias e quatro Turmas Recursais, com quatro juízes cada, totalizando 113 magistrados titulares; são 7 prédios; 753 estagiários; 118 voluntários; 32 juízes leigos.

“Eu tenho certeza que com o desembargador Carlos Alberto França à frente da gestão, nós teremos como resultado, ao final de dois anos, o incremento dessa atividade de prestação jurisdicional. Sei que a gestão será marcada pela prestação jurisdicional. Vamos reunir forças para que no 1° e 2° graus a jurisdição seja prestada de forma mais célere possível e esse é o nosso papel”, pontuou.

Ações realizadas
O juiz Paulo César Alves das Neves se despediu do cargo e prestou contas de sua gestão. “Tentei de todo modo fazer o melhor possível e considero que esta foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora, pois, como juiz responsável por uma vara, o gestor administra com maior independência, mas, como diretor do Foro, a gestão é muito mais ampla e deve ser marcada pelas parcerias”, frisou.

Ele fez questão de enfatizar que as múltiplas ações realizadas na comarca de Goiânia se devem também ao trabalho de sua equipe. “Todo resultado em nossa gestão derivam não apenas do meu esforço individual, mas, sobretudo, pelo amor, motivação, competência e inúmeras virtudes que ornamentam o caráter de todos os servidores da comarca”.

Já a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juíza Patrícia Carrijo, disse que o Judiciário goiano começou a escrever mais uma página da história, sob a condução de um desembargador cuja história de vida traduz a mais legítima vocação para o cargo que exerce e que assume o compromisso de sempre colocar a instituição Poder Judiciário em primeiro lugar. “Temos a certeza de que nossos representantes empossados ontem e hoje darão continuidade a esse exitoso caminho”, salientou a magistrada.

Representando a OAB-GO na solenidade, o advogado Jacó Coelho afirmou que a advocacia leva até ao Judiciário demandas dos cidadãos. “Desejo uma excelente gestão ao diretor do Foro empossado e conte com o apreço da OAB”, ressaltou.

Além da diretora substituta do Foro de Goiânia, Simone Monteiro, estiveram presentes na solenidade o vice-presidente do TJGO, desembargador Zacarias Neves Coelho; o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges; o desembargador José Carlos de Oliveira; os juízes auxiliares da Presidência do TJGO Sirlei Martins Costa, Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, Jussara Cristina Oliveira Louza e Reinaldo de Oliveira Dutra; o juiz Átila Naves do Amaral; o diretor-geral, Rodrigo Leandro da Silva; a procuradora-geral do Estado, Juliana Prudente; procurador-geral do município, Antônio Flávio de Oliveira; o promotor Clínio Xavier Cordeiro; o subdefensor público-geral do Estado, Thiago Gregório Fernandes; entre outras autoridades. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO) 

Sobre os empossados

Héber Carlos de Oliveira
Nasceu em Jataí
Juiz de Direito desde 1993
Possui graduação em DIREITO pela Universidade Federal de Goiás (1990) e mestrado em Ciências Penais pela Universidade Federal de Goiás (2004).
Passou pelas comarcas de Piranhas, Jandaia, Mineiros, Paraúna, Aparecida de Goiânia e Goiânia – 3ª turma recursal dos Juizados Especiais.

Simone Monteiro
Nasceu em Goiânia
Direito pela PUC Goiás, em 1999
Ingressou na magistratura em 2001
Comarcas que passou: São Luís de Montes Belos, Águas Lindas de Goiás, Padre Bernardo, Valparaíso de Goiás, Formosa, Cidade Ocidental, Pirenópolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia – 2ª Cível.

Veja a galeria de fotos

 
 
 
  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO