Modernidade, funcionalidade dos ambientes para o trabalho e atendimento aos jurisdicionados, respeito às normas de acessibilidade, uma entrada ornamentada por um jardim que também ganha destaque na frente da fachada do prédio de dez andares. Esse é o novo retrato da sede do Poder Judiciário do Estado de Goiás. A reforma geral do Bloco B do Palácio da Justiça Desembargador Clenon de Barros Loyola foi inaugurada, nesta quinta-feira (28), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, na presença de autoridades, magistrados, diretores do TJGO, servidores e imprensa. 

A inauguração da reforma do bloco B e o novo fórum da comarca de Bela Vista de Goiás, que será entregue nesta sexta-feira (29), são as principais obras físicas da atual gestão, que se encerra neste domingo (31).



As obras de reforma geral, cujo contrato foi de 26 meses, foram executadas em um tempo recorde – onze meses. O chefe do Poder Judiciário goiano ressaltou que a prioridade foi “fazer uma obra moderna, porém com um custo mais reduzido”. O investimento foi de R$ 68 milhões, 31,% menor do que o valor previsto inicialmente. Walter Carlos Lemes lembrou que o projeto da reforma foi elaborado durante a gestão do desembargador Gilberto Marques, com grande colaboração do desembargador Itamar de Lima.

“Essa é uma obra que vai durar um tempo considerável sem necessidade de reforma. E, para os jurisdicionados, muda muito também, pois nós vamos dar conforto às pessoas que procuram o Judiciário, que geralmente vêm aqui com algum problema para ser resolvido. E, hoje, o Poder Judiciário oferece uma nova sistemática de atendimento de relações humanas no trabalho, num ambiente totalmente confortável”, declarou o desembargador-presidente.



Agradecendo a colaboração dos colegas desembargadores, da sua equipe administrativa, magistrados e servidores, Walter Carlos Lemes afirmou que ter sido presidente do Poder Judiciário goiano foi uma oportunidade grandiosa e, ainda, que o sucesso da sua gestão não teria sido possível sem a colaboração de todos. “Acho que cumpri o que havia prometido no meu discurso de posse. A harmonia entre os Poderes, a transparência do Tribunal e a informatização”, encerrou o presidente do TJGO, pedindo cuidado com a saúde para que um dia todos voltem a se abraçar e sorrir como antes.

Cumprimentos
Para o Ouvidor do Poder Judiciário do Estado de Goiás e próximo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, assumir a gestão com a obra concluída será um privilégio. “Essa obra representa o feito da sua administração, exitosa e recheada de conquistas para o Poder Judiciário e para os jurisdicionados”, disse França ao presidente Walter Carlos Lemes. França ainda afirmou que na condução do Tribunal de Goiás, a partir da próxima segunda, e com apoio dos colegas magistrados, servidores, dos operadores do Direito e partes “espera levar adiante este Poder Judiciário tão necessário, especialmente nesse momento pelo qual passa o país”.

Quem também prestigiou a cerimônia foi o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, que enalteceu o Judiciário goiano como um tribunal de vanguarda, com decisões de repercussão não só no Estado, como nacionalmente. “Que nessa Casa se faça Justiça, principalmente aos menos favoráveis que muito precisam das leis."

Benção e homenagens
O presidente Walter Carlos Lemes e sua esposa, Mariazinha Lemes, foram homenageados com flores e uma placa pelo diretor de obras do TJGO, Luiz Cláudio Dias Ferreira, e pela diretora da área na próxima gestão, Cybelle Saad Sabino de Freitas. Antes do descerramento da placa, houve um momento de oração e benção das novas instalações, feitas pelo padre Antônio Martins, pároco da Capela do TJGO. O padre destacou que a obra deixou o Bloco B semelhante ao Bloco A – que abriga a Capela – na beleza e modernidade.

Ainda, no lugar do hino de Goiás, foi pedido um minuto de silêncio pelos mais de 220 mil brasileiros que perderam a vida por conta da Covid-19. O presidente do TJGO ainda explicou que o prefeito de Goiânia, Maguito Vilela – que faleceu no dia 13 de janeiro – também foi homenageado tendo seu nome na placa de inauguração da obra do TJGO.

Galeria de presidentes
Nesta quinta-feira (28), o presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, também inaugurou a Galeria dos Presidentes do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. No local, estão as fotos e o período da gestão de todos os 58 desembargadores que ocuparam a Presidência, desde 1891. A galeria foi instalada ao lado da entrada do Órgão Especial, no primeiro andar do Bloco A do Palácio da Justiça.

Autoridades
Estiveram nas solenidades desta quinta-feira (28) no TJGO: vice-presidente do TJGO e próximo corregedor-geral da Justiça, desembargador Nicomedes Domingo Borges; corregedor-geral da Justiça, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho; desembargadores Amélia Martins de Araújo e Anderson Máximo de Holanda; procurador-geral da Justiça, Aylton Vechi; a procuradora-geral do Estado Juliana Prudente, que representou o governador Ronaldo Caiado; juízes auxiliares da Presidência Cláudio Henrique Araújo de Castro, Fabiano Abel de Aragão Fernandes e Sirlei Martins da Costa; secretária-geral da Presidência, Eliene Maria Ramos; diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Paulo César Alves das Neves; diretores de área do TJGO; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva; presidentes dos sindicatos dos servidores e dos oficiais de Justiça, Fabrício Duarte e Moizés Bento, respectivamente; e o empresário Ademaldo Carlos Cabral, dono da construtora responsável pela obra. (Texto: Daniela Becker, com colaboração das estagiárias de Jornalismo Agnes Geovanna e Ana Clara Praxedes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO).


Detalhes da reforma geral do Bloco B

Galeria dos presidentes do TJGO

Galeria de fotos da solenidade


 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO