A Pinacoteca Desembargador Camargo Neto, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), recebeu nesta quarta-feira (11) cerca de mil exemplares do livro Crônicas do Judiciário em Goiás. A obra foi escrita por Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado e conta com o prefácio do desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, membro da Comissão Cultural do TJGO e diretor Cultural da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) e da historiadora Lena Castello Branco.

O livro reúne uma série de crônicas escritas ao longo de dois anos e é fruto de uma pesquisa histórica do professor Bento Fleury. A obra é uma parceria entre a Comissão Cultural do TJGO, a Diretoria Cultural da Asmego, a Assessoria Cultural do TJGO e um escritório de advocacia. Não haverá lançamento do livro aberto ao público devido a pandemia. Porém, alguns exemplares ficarão disponíveis para consulta e leitura em bibliotecas e espaços do Poder Judiciário. 

As crônicas foram produzidas a partir da análise de vários documentos e fotografias. O livro é ilustrado com fotografias de época dos personagens e reproduções dos documentos. As quase cem imagens são oriundas do acervo de Amália Hermano, que as doou ainda em vida ao autor e do Instituto Bernardo Elís.

Os colaborares da assessoria cultural Benedito Ferreira, Carla Celene e a historiadora Salma Saddi estão organizando o material para o envio aos magistrados e para todas as comarcas do interior. Também serão enviados exemplares a todas as faculdades goianas que possuem curso de Direito, academias de letras, associações e demais institutos que trabalham com história e memória. “O resultado é um panorama de personagens e fatos da história do Direito em Goiás”, afirmou Salma. (Texto e foto: Arianne Lopes – Centro de Comunicação Social do TJGO)

 
  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO