O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) inaugura nesta sexta-feira (9) a Secretaria Unificada do 1º e do 2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Goiânia. A solenidade será realizada na área de convivência do Fórum Cível Heitor Morais Fleury, às 15 horas, com a presença do presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, e do diretor do Foro e juiz coordenador adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Paulo César Alves das Neves. Seguindo as recomendações de segurança sanitária, o evento será restrito, mas poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do TJGO no Youtube. Acesse aqui.

O novo espaço é uma obra da atual gestão e foi projetado para garantir mais conforto e melhor acolhimento aos jurisdicionados. De acordo com o diretor do Foro da comarca de Goiânia, “a intenção foi concentrar o atendimento em uma estrutura mais adequada, buscando oferecer um tratamento mais digno, ético e com maior urbanidade ao jurisdicionado”.

São 30 bancas, sendo 26 salas de conciliação e quatro de mediação, mais amplas para comportar o número maior de participantes, principalmente nas audiências que envolvem ações da área de família. O 1º Cejusc é destinado aos juizados e varas cíveis, e o 2º Cejusc é exclusivo para varas de família e sucessões, ambos da comarca de Goiânia.

Além disso, no local será possível a realização de mutirões de audiência, a exemplo do evento anual da Semana Nacional da Conciliação, o que vai acabar gerando considerável economia ao Poder Judiciário goiano, pois não haverá mais a necessidade de locação de espaços para essa finalidade. Inclusive, em 2020, a 15ª edição da semana acontecerá no novo espaço, de 30 de novembro a 4 de dezembro.

Secretaria Unificada
A Secretaria Unificada é um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que reúne as secretarias judiciárias dos Cejusc, para funcionar como uma unidade judiciária. Entre os principais benefícios estão a priorização do primeiro grau; otimização de recursos humanos e financeiros; adequação e racionalização de espaços físicos; celeridade processual e melhoria no atendimento da secretaria. A expectativa é de um aumento de 30% da produtividade, reduzindo a tramitação processual de 90 para 40 a 60 dias.

Atendimento
Na Secretaria Unificada, a capacidade de atendimento será de 210 atendimentos por dia na área cível e 120 na de família, totalizando 330 audiências por dia. Nesse momento, em razão da pandemia, as audiências são realizadas por videoconferência e o atendimento presencial só acontece após agendamento. Para informações, os contatos são: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e (62) 3018-6108 / 6255. (Texto: Daniela Becker / Foto: Diretoria do Foro - Centro de Comunicação Social do TJGO).

 

 

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO