Servidores de Formosa e da 6ª região judiciária participaram, na sexta-feira (19), do Programa Estratégia em Ação, com apresentações de palestras e workshop sobre gestão e planejamento. O evento visa propagar conhecimento e, assim, atingir metas institucionais, sendo realizado em comarcas-polo para atingir, até o fim do ano, um total de 1,8 mil pessoas.

A realização é da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug). Dividida em duas partes, executadas durante todo o dia, a programação inclui explanações gerais sobre os pontos contidos no Plano Estratégico 2015/2020 e de Gestão 2015/2017, orientações e metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e, ainda, um minicurso com ferramentas gerenciais, para aplicação prática na atuação diária de cada unidade.

As apresentações foram feitas pelo titular da SGE, Luís Maurício Bessa Scartezini (foto acima), e pela diretora de planejamento da pasta, Eunice Machado Nogueira (foto à direita). A intenção, conforme o secretário, é propagar os conceitos de gestão. “Muitas pessoas não têm a percepção de que seus trabalhos, direta ou indiretamente, impactam no cumprimento das metas. Todos têm muita importância e responsabilidade para o bom funcionamento do Poder Judiciário como um todo”, explicou.

Entender as metas institucionais e, assim, unir esforços para cumpri-las é um dos motes do programa. “Antes, a informação sobre as metas apenas chegava às comarcas, e os servidores não sabiam o processo de estudo que foi feito para definir esses pontos. Assim, fazemos uma elucidação para que todos entendam o propósito maior, dentro de uma visão sistêmica”, destacou Eunice.

Repercussão local

Formosa é a sexta cidade a receber o Estratégia em Ação, abrangendo, nesta edição, cerca de 50 servidores das comarcas de Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Campos Belos, Cavalcante, Flores de Goiás, Iaciara, Padre Bernardo, Planaltina, Posse e São Domingos. “A realização do evento em diferentes comarcas, em vez de apenas promover o encontro na capital, é uma forma, também, de valorizar e se aproximar do interior”, conforme frisou a diretora de planejamento.

Atuante como escrevente da Vara da Infância de Formosa, a servidora Maria Veridiana Freire de Vasconcelos estava na plateia do evento, com expectativa de aprimorar suas funções rotineiras. “Na unidade judiciária em que estou lotada há muito trabalho e tudo é urgente. Acredito que planejamento e estratégia podem nos ajudar a ter bons resultados”.

De Planaltina, a escrivã Ana Conceição Macedo Santana Figueiredo elogiou a iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). “Nos sentimos valorizados com a iniciativa, que veio até nós, em vez de precisarmos ir a Goiânia. Queremos, sempre, o melhor para nossa escrivania. É necessário aceitar mudanças, trabalhar em equipe e buscar conhecimento, para atender bem à comunidade”.

O intercâmbio de conhecimento, propiciado com o encontro, foi apontado pelo analista judiciário de Alvorada do Norte, Daniel Resende Pimentel de Sousa, como um dos vários pontos positivos do Estratégia em Ação. “Acredito que é necessário padronizar as práticas nas escrivanias em todo o Estado. Aqui, posso ver que as dificuldades enfrentadas pela minha escrivania podem ser as mesmas que outra unidade já passou. É possível, assim, buscar soluções de trabalho”, sintetizou.

As práticas de gestão podem ser, também, aplicadas às secretarias dos Foros, na opinião da servidora Deijane Dourado, de Posse. “A iniciativa é muito bem-vinda, pois nos possibilita apoio, tanto às escrivanias, quanto aos gabinetes. Nosso objetivo é crescer e melhorar a prestação jurisdicional para nossas comarcas”. (Texto: Lilian Cury/Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO