Em solenidade prestigiada, foi aberta na tarde desta terça-feira (6) a Exposição Dueto representada pelos artistas plásticos Nilce Noleto e Leonel Guerra. A mostra está acessível ao público gratuitamente até 23 de dezembro no Espaço Cultural Goiandira do Couto, no hall do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A valorização da arte, o cultivo da sensibilidade e o combate a áreas de conflitos humanos foram aspectos ressaltados pelo desembargador Itaney Francisco Campos, presidente da Comissão Cultural do TJGO, acerca da importância do trabalho desenvolvido pelo TJGO no que tange às atividades artísticas. “O TJGO tem contribuído para a divulgação de artistas de vários níveis e aberto esse espaço sem preconceito para um leque de produções diversificadas. O resultado não poderia ser melhor”, ressaltou. 

A explosão da natureza por meio da fauna e da flora de várias lugares do País, com a presença de araras, borboletas, pavões e capins dourados, folhas de outono, raios de sol sempre foram traços marcantes da artista matogrossense Laurice Noleto, que cresceu em meio a uma família apaixonada pela arte que tem em seu rol cantores, escultores e artesãos. Contudo, uma tragédia em família há alguns anos, a perda do irmão caçula, fez com que ela desenvolvesse um novo olhar individual e ampliasse seu horizonte de abordagens, que inclui paisagens e representação da água com seus reflexos, cenário impregnado de poesia e paz interior. “Antes retratava tão-somente o estilo acadêmico da fauna e flora brasileira, meu tema central. Mas acabei expandindo minha arte após a grande perda familiar que tive. Após o período de luto, voltei a pintar no meu ateliê de 8 a 10 horas por dia e fui lavando minha dor. Assim, brotaram vários temas e estilos ao retratar paisagens e figuras humanas”, explicou.

Já o artista Leonel Guerra conta que a aptidão para a pintura sempre foi nata e que a natureza, bem como as criações humanas com variedade de temas de forma didática são sua grande paixão. “Costumo dizer que tenho estilo livre e sou adepto do impressionismo. A arte sempre esteve no meu sangue e também tenho parentes que possuem dons artísticos”, enfatizou.

Sobre os artistas

Laurice Noleto de Souza, nascida no Mato Grosso, começou a pintar há mais de 15 anos e já realizou dezenas de exposições, em Goiânia, onde mora desde criança, e outras cidades do interior de Goiás, em Brasília (DF), Gurupi (TO), e também no exterior, em Viena (Áustria), Santo Domingo (República Dominicana), Santiago (Chile) e Nova York (EUA).

O artista autodidata Leonel Guerra é professor de pintura desde 1991 e realizou sua primeira exposição nesse período em Curimatá (PI), de onde é natural. Em 1995 mudou-se para Goiânia e, em 1998, começou a dar aulas de pintura em ateliês locais, onde exerce a função até hoje. Participou de algumas exportações nessa época, além de pintar por encomenda e comercializar quadros para o Brasil e para o exterior. (Texto: Myrelle Motta/Fotos: Leonardo Eduardo – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO