Uma das cidades mais antigas de Goiás, Corumbá detém processos judiciais históricos datados do século 19. Para melhor condicionar o acervo e ainda garantir um bom ambiente de trabalho aos servidores, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) ampliou e reformou o fórum da comarca, construído em 2011. O novo prédio foi entregue nesta sexta-feira (11), em solenidade que contou com a presença do presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves (na foto, à esquerda), o diretor do Foro local, juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga, entre outras autoridades.

As obras incluíram, além da expansão do arquivo judicial, ampliação e reforma das instalações elétricas e hidráulicas; melhorias no sistema de segurança e climatização do prédio. Os trabalhos duraram 190 dias e custaram cerca de R$ 579 mil. São 1.020 processos em tramitação na comarca, que abrange, também, os distritos de Mamoneira e Aparecida de Loiola, somando 9 mil habitantes.

“Os melhoramentos ora disponíveis servirão de incentivo aos servidores para aprimorar o atendimento aos usuários, otimizando os serviços em celeridade, quantidade e qualidade”, discursou o presidente do TJGO, durante a cerimônia, em respeito das políticas de valorização do primeiro grau, que fazem parte de sua gestão e incluem, também, infraestrutura.

Fundada em 1730, no período colonial, a cidade de Corumbá se tornou uma comarca em 1907. Contudo, em 1855 foi instalado o termo judiciário na então vila, que passou a deter de um cargo de juiz.

Segundo o magistrado titular da comarca, “Corumbá, por ser a terceira a ser instalada no Estado, tem um grande valor cultural e histórico, por isso, necessitava de um espaço maior para condicionar o acervo. O presidente do TJGO teve duas grandes sensibilidades, como gestor, de manter o patrimônio, e como historiador, de resguardar e lutar pelo passado da justiça”.

Ainda conforme o juiz, a manutenção do prédio foi necessária para evitar problemas com infiltrações. “O lençol freático que passa pela cidade é alto, com o Rio Pirineus e o Rio das Almas, que deságuam no Rio Paranaíba e no Tocantins”.

Para a secretaria administrativa e contadora Ana Ruth Fleury Curado, a reforma  e ampliação demonstram valorização aos servidores por parte do TJGO. “As obras visam manter a condição digna de receber os jurisdicionados e de trabalhos aos serventuários. Um ambiente limpo e novo é mais confortável para trabalhar”.

Outorga de título

Na cerimônia de entrega da reforma, o presidente da Câmara dos Vereadores local, Francisco Alessandro, realizou a outorga do Título de Cidadão Corumbaense ao presidente do TJGO e ao diretor do Foro de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias. “A homenagem proposta foi acatada de forma unânime pelos demais vereadores da casa, pelo grande desempenho na área jurídica e administrativa de ambos os magistrados”, declarou o líder do Legislativo local.

Em seu discurso, o presidente (foto) agradeceu a honraria por fazer parte da cidade tradicional. “O município e a cidade registram, através do tempo, recordações de um passado glorioso digno da história de Goiás e do Brasil, quando evocam a memória de seus pioneiros e habitantes ilustres”.

O diretor do foro de Goiânia também se sentiu “grato com a homenagem recebida, que representa a mais alta honraria outorgada pelo município”.

Participaram também da solenidade o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, o juiz-auxiliar da presidência Romério do Carmo Cordeiro, o presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego) Wilton Muller Salomão, o diretor do Foro de Pirenópolis, juiz Sebastião José da Silva, a juíza de Goianápolis, Christiane Gomes Falcão, o prefeito Célio Fleury, o representante do governo Executivo, Frederico Jayme, o deputado Pedro Chaves, o diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos, entre outras autoridades. (Texto: Lilian Cury/ Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO