Com a inauguração, nesta quarta-feira (30), do 5º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na comarca de Anápolis, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) cumpre integralmente a Meta nº 8 do Plano de Gestão do desembargador Leobino Valente Chaves - biênio 2015/2017, de atingir a marca de 48 unidades em funcionamento em Goiás.

Conforme anunciou o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJGO, juiz Paulo César Alves das Neves (foto), o diferencial desta unidade, que funcionará na Faculdade do Instituto do Brasil (Fibra), é a instalação do projeto de Prevenção e Tratamento de Consumidores Superendividados, denominado Cejusc-Super. Segundo ele, o programa tem o objetivo de promover a prevenção, o tratamento e a resolução amigável de conflitos envolvendo consumidores em situação de superendividamento. “Também oferecerá oficina de educação financeira e orientação financeira e psicossocial individualizada e solução consensual de conflitos com os credores”, arrematou a diretora-geral da Fibra, Fabiane Fries.

Conforme salientou a professora (foto à direita), a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor revela um grande número de famílias endividadas, cujos rendimentos estão severamente comprometidos para o pagamento de instituições financeiras e a experiência tem demonstrado que somente as mudanças comportamentais terão efeito para que esses cidadãos não recaiam nessas situações. Ao final, Fabiane Fries observou que a inauguração do 5º Cejusc na Fibra, “concretiza o compromisso do TJGO em fortalecer e ampliar os meios alternativos de solução de conflitos, de forma a atingir maior celeridade, economicidade e efetividade na resolução e prevenção das demandas judiciais”.

Igual entendimento foi manifestado pela coordenadora deste centro, juíza Eliane Christina Alencastro Veiga Araújo (foto à esquerda), da 3ª Vara Cível de Anápolis, que acredita que todos são “capazes de construir processos e caminhos da paz e, ao mesmo tempo, de possibilitar cada um com os seus dons, talentos e profissionalismo, a promoção da pacificação social pela humanização, viabilizada pela Mediação e pela Conciliação”. A magistrada anunciou a intenção de levar também para esta unidade demandas pré-processuais do Procon.

Instalado no prédio da Fibra, localizado na BR 060/153, Km 97, nº 3400 - Bairro São João, o 5º Cejusc de Anápolis vai funcionar das 8 às 18 horas, anunciou o responsável pela unidade, o professor Jeferson Luiz Malaski. Este novo espaço de conciliação e mediação conta com duas salas de audiência, um cartório, uma recepção e outra de espera e equipamentos de informática. (Texto:Lilian de França – Fotos:Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO