O juiz Vitor Umbelino Soares Júnior (à direita na foto), titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Rio Verde, recebeu título de cidadão rio-verdense da Câmara de Vereadores da cidade, no dia 25. A proposta para entrega da honraria, aprovada por unanimidade pelos integrantes da Casa Legislativa por meio do Decreto Legislativo nº 05 de 16 de maio de 2014, foi apresentada pelos vereadores Fernando Aguiar e Iran Cabral. O presidente da Câmara, vereador Iran Cabral (à esquerda, na foto), salientou que “a homenagem é justificada em razão dos relevantes serviços prestados pelo magistrado em prol da sociedade rio-verdense”.

Vitor Umbelino agradeceu a homenagem e afirmou que a constante aproximação do Judiciário com a população local é o resultado de um esforço conjunto de todos os magistrados e servidores da comarca, que não medem esforços e sacrifícios para a melhoria constante da prestação jurisdicional. Para ele, “é preciso que o Judiciário esteja cada vez mais próximo da população, acompanhando a evolução social, pronto para dar respostas céleres e efetivas aos inúmeros conflitos que surgem no seio social”, afirmou o magistrado.

Iran Cabral ressaltou que os trabalhos da mediação e conciliação da 5ª Região Judiciária e do Programa Justiça Educacional – Cidadania e Justiça Também de Aprendem na Escola, desenvolvido por Vitor Umbelino na comarca, aproxima o judiciário da população “as ações resultaram em uma maior proximidade do Judiciário local com a população em geral, desmitificando a figura do juiz, que, em tempos passados, permanecia somente em seu gabinete, isolado do contato com a comunidade”, ponderou o vereador.

Segundo o juiz, apesar das dificuldades enfrentadas nos dias de hoje com relação ao excesso de demandas na Justiça, o Poder Judiciário de Rio Verde vem cumprindo sua missão institucional em parceria com as diversas instituições indispensáveis à administração da Justiça, como o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil, mantendo ainda um permanente diálogo institucional com os poderes Legislativo e Executivo municipais, em busca de melhorias para a prestação jurisdicional e o bem comum. “A população anseia por uma Justiça célere e eficaz e nós temos a responsabilidade de transformar esses anseios em realidade.”

Por fim, Vitor Umbelino ainda destacou em seu discurso sua nova função junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Rio Verde, falando sobre a relevância da criação de uma vara especializada na aplicabilidade diária da Lei Maria da Penha em uma cidade do porte de Rio Verde, que hoje conta com quase 200.000 (duzentos mil) habitantes. Elogiou o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás que está fazendo sua parte, com a recente criação de unidades jurisdicionais especializadas no tratamento da violência doméstica contra a mulher, inclusive no interior do estado, como é o caso das comarcas de Rio Verde e Jataí.

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO