O primeiro compromisso do desembargador Gilberto Marques Filho como presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) foi a apresentação, na manhã desta quinta-feira (2), dos diretores de área e dos juízes auxiliares da Presidência. Em seguida, o desembargador-presidente deu posse coletiva – inédita no Judiciário estadual – aos diretores de Foro das comarcas de Goiânia e do interior, em solenidade realizada na Corte Especial.

Gilberto Marques Filho (foto) disse do prazer de estar reunido com sua equipe de trabalho e diretores de Foro, ponderando que o êxito de uma administração depende da união de todos e que o seu gabinete está aberto a quem quer que seja. “A nossa meta é humanização, buscando a aproximação de cada colega, seja juiz, seja servidor. Eu faço questão do bom atendimento. E todos que me conhecem sabem que eu atendo com um sorriso na face. Isso é um marca e eu quero essa marca para a administração porque muitos que nos procuram já vem com angústia ou com um problema que as vezes é muito pequeno para nós, mas é muito grande para ao usuário, seja ele o próprio servidor”, afirmou ele, que foi aplaudido de pé.

Gilberto Marques Filho falou aos diretores de Foro da responsabilidade de administrar bem os recursos públicos e observar se os gastos estão sendo controlados. Além disso, ele enfatizou o prestígio às mulheres em sua administração, a exemplo da escolha da juíza Maria Socorro Afonso como diretora do Foro da capital.

O desembargador salientou a harmonia entre a Presidência e a Corregedoria, lembrando que Walter Carlos, que assumiu ontem a função de corregedor-geral da Justiça, foi seu colega de faculdade. “Estudamos na mesma sala. Assim, eu tenho que a Corregedoria e a Presidência terão harmonia total, com apoio mútuo”, enfatizou ele, que forneceu seu telefone particular aos presentes e garantiu que a Presidência estará de portas abertas a todos.

Walter Carlos Lemes (foto), por sua vez, destacou que Goiás está à frente de vários Estados brasileiros no que diz respeito à produtividade de seus juízes, mas que ainda existe a preocupação da nova administração com a morosidade. Mesmo com o TJGO na dianteira em celeridade processual, ele observou que vai lutar “com todas as forças que tivermos para que essa palavra não seja dita com frequência”.


Desafios
Em nome dos diretores de Foro empossados, a juíza Maria Socorro Afonso Silva, da comarca de Goiânia, falou sobre os desafios do Judiciário estadual, que, como no restante do País, enfrenta problemas, como cortes orçamentários e falta de servidores. Para ela, “aos magistrados, resta assumir um papel profissional, por meio de um conjunto de ações de caráter administrativo, a fim de que se alcançar eficiência de nossos atos e assim prestarmos um serviço satisfatório para o cidadão, aos jurisdicionados que nos confiam suas dores e aflições”.

Maria Socorro (foto) destacou seus projetos para a comarca de Goiânia, a exemplo da continuidade da digitalização dos processos da 31 varas cíveis especializadas e não especializadas, das quais já foram digitalizados 124.768 processos, restando contabilizados 90.296 a serem concluídos.

Sobre sua indicação para a Diretoria do Foro de Goiânia, assim como os demais empossados em suas respectivas comarcas, a juíza ponderou que todos buscarão não decepcionar a confiança de Gilberto Marques, comprometendo a enfrentar todos os desafios e dispensar o melhor de suas forças de trabalho e de ideal de justiça, para a realização de uma gestão participativa, humana e de excelência. (Texto: Arianne Lopes e Lílian de França – Fotos: Aline Caetano e Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)


Conheça os novos juízes auxiliares da Presidência:

Jerônymo Pedro Villas Boas
Ronnie Paes Sandre
Maria Cristina Costa

Saiba quem são os novos diretores de área: 


Diretoria Geral - Aparecida Auxiliadora Magalhães Santos
Secretaria Geral da Presidência - Fernando Sousa Chaves
Secretaria de Gestão estratégica - Cássia Aparecida de Castro Alves
Diretoria Financeira - Irismar Dantas de Souza
Diretoria Administrativa - Lilian Ferreira Leal de Moraes Couto
Diretoria de Recursos Humanos - Fernanda Rassi Jungmann Arantes
Diretoria de Informática - Luiz Mauro de Pádua Silveira
Diretoria Judiciária - Márcia Perillo Fleury Barcelos
Diretoria de Obras - Luiz Cláudio Dias Ferreira
Diretoria de Gestão da Informação - Antônio Pires de Castro Júnior
Diretoria de Planejamento - Eunice Machado Nogueira
Diretoria da Gestão de Qualidade - Anderson Yagi Costa
Centro de Comunicação Social - Bruno Rocha
Cerimonial e Relações Públicas - Roberto Nascimento

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO