Com o objetivo de se aproximar da população, magistrados e servidores, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou, na tarde desta terça-feira (14), o Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário que ocorre na comarca de Porangatu. A força-tarefa é considerada a maior da região Norte do Estado, com a designação de mais de 700 audiências.

Ao todo, oito juízes de comarcas diferentes do Estado presidem as bancas instaladas no fórum da cidade. Cerca de 500 pessoas devem comparecer diariamente até o final dos trabalhos na sexta-feira (17). O desembargador-presidente, acompanhado dos juízes auxiliares da Presidência Maria Cristina Costa e Ronnie Paes Sandre e do presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), juiz Wilton Müller Salomão, foi recebido no fórum pelos magistrados e servidores. A comitiva esteve pela manhã em Niquelândia, acompanhando as atividades do Programa Justiça Ativa.

Após percorrer todas as bancas, o presidente Gilberto Marques fez questão de falar com a população que estava aguardando para ser atendida. “Aqui tem juízes de todas as partes do Estado, de todas as regiões. Eles estão colaborando com o Judiciário de Porangatu. Espero que estejam satisfeitos, pois sabemos que a demanda é grande, mas nós estamos aqui, nesse esforço concentrado, para atendê-los de uma forma mais célere. É o esforço do Judiciário em favor desta comunidade importante, guerreira”, falou aos presentes, sendo aplaudido pelos jurisdicionados.

Em entrevista à imprensa, o presidente do TJGO afirmou que, com a visita, pode-se visualizar resultados práticos no sentido da entrega da prestação jurisdicional para que assim o Poder Judiciário possa ser reconhecido pelos usuários como um poder diferenciado e que continua cumprido sua missão.

“A visita foi para constatar presencialmente a eficácia daquilo que nós solicitamos dos nossos colegas magistrados, dos nossos servidores. Agora tivemos a certeza de que essa eficácia está ocorrendo. São inciativas realmente eficientes na entrega da tutela jurisdicional. Nós estamos com várias frentes nesse sentido, temos o Justiça Ativa, que está ocorrendo em Niquelândia, temos equipe da conciliação. Enfim, todas as formas possíveis para agilizar a entrega jurisdicional. O Poder Judiciário goiano é considerado um dos melhores do País exatamente por essa iniciativa”, frisou.

Balanço
O desembargador-presidente se reuniu ainda com os juízes Reinaldo de Oliveira Dutra, Jonas Nunes Rezende, Luciana Nascimento, Flávio Fiorentino, Carlos Henrique Loução, Joviano Carneiro Neto, Thiago Cruvinel e André Nacagami. Coube ao magistrado Reinaldo a apresentação dos dados referentes aos três anos do Acelerar Previdenciário, coordenado por ele desde o início, em 2013.

Segundo os números informados, foram realizadas mais de 43 mil audiências, com 82,76% dos processos sendo sentenciados em audiências. Só não foram finalizados aquelas ações que não estavam prontas, aptas a receber sentença de mérito. “Todos os que estão prontos recebem sentença na hora, ou seja, o cidadão sai daqui com a resposta”, frisou o juiz. “Nós queremos atender bem a população e esse respaldo com a vinda do presidente do TJGO e de sua equipe representa muito para gente e nos motiva muito”, finalizou, ao falar em nome dos juízes e servidores integrantes da equipe do Acelerar Previdenciário.

Essa motivação também foi reconhecida pelos advogados de Porangatu. “A vinda do presidente a nossa cidade representa um compromisso com a comarca de Porangatu e com a região. Além, claro, com os jurisdicionados e com a sociedade. Quando a autoridade máxima do Poder Judiciário goiano vem até nossa casa, nós nos sentimos lisonjeados e não há dúvida de que Porangatu vem sendo atendida pelo Tribunal”, destacou o presidente da OAB local, Mário Pinheiro. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)
Veja a galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO