A juíza Luciane Cristina Duarte dos Santos, respondente da 1ª Vara de Família e Sucessões de Goiânia, recebeu, na tarde desta terça-feira (21), em seu gabinete, a visita da pequena Júlia Silveira de Morais, de 8 anos, e de seu pai, Március de Morais Cambuí. Com o sonho de ser juíza, a criança foi conhecer de perto a rotina de um magistrado.

Durante o encontro, a juíza falou de sua rotina e detalhou o que um juiz faz. Luciane Duarte explicou também o que é e como funciona a Constituição, esclareceu ainda sobre a atuação dos três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. Após ouvir a magistrada, Júlia fez cinco perguntas. Ela quis saber o por quê de Luciane ter escolhido a profissão, o que ela mais gosta e qual o julgamento que deixou a juíza mais feliz.

Em seguida, Júlia e o pai foram conhecer as salas dos assistentes e de audiência, o cartório e os servidores da 1ª Vara de Família. “É gratificante ver uma criança ter essa vontade de ser juiz. Isso demonstra a credibilidade do Judiciário, refletindo um Poder mais próximo da população”, frisou a juíza.

A iniciativa de levar a filha para conhecer de perto o trabalho de um juiz foi do pai, que viu na filha o interesse e o sonho dela em seguir a profissão. “Ela brinca com as coleguinhas e imita um juiz. Então, meu papel de pai é estimular a criança a conhecer as profissões, o que cada uma faz para que ela possa estudar e firmar cada vez mais seus objetivos”, ressaltou. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO