Sem títuloVisando o aperfeiçoamento no âmbito administrativo judicial, além de adquirir maior conhecimento sobre gestão, o corregedor-geral da justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, e o diretor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás, desmbargador Zacarias Neves Coelho estão participando, desde ontem (22), ao lado da ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), da primeira edição do curso sobre administração judiciária, em Brasília. Promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o evento segue até quinta-feira (25) e é destinado a desembargadores estaduais e federais e juízes-auxiliares.

Com os temas A Função Jurisdicional da Presidência e A Atividade Correcional, os ministros do STJ Nancy Andrighi e Mauro Campbell Marques conduziram as aulas da tarde desta segunda-feira (22). Para o corregedor-geral, é preciso buscar soluções para enfrentar os inúmeros desafios impostos ao Poder Judiciário na atualidade. A seu ver, a Corregedoria tem uma importante missão social, que se caracteriza pela orientação e auxílio ao magistrado, antes do viés punitivo. “Nosso papel é da orientação e treinamento dos magistrados de forma que eles possam representar o Poder Judiciário com excelência. Devemos e precisamos nos antecipar às crises”, alertou.

Em consonância com o corregedor-geral, a ministra Nancy Andrighi, que esteve à frente da Corregedoria Nacional de Justiça no biênio 2014-2016, destacou que a Corregedoria tem o papel punitivo, mas também o de apoiar e preparar o magistrado. “O juiz é um espelho social. Quando ele chega a uma comarca, as pessoas procuram se espelhar em seu comportamento. Então, a Corregedoria tem que ensinar um comportamento adequado aos juízes como representantes máximos da instituição, o Poder Judiciário. A função do juiz, que digo que não é função, é missão, não é apenas conduzir os processos e sentenciar”, enfatizou, realçando ainda que a Corregedoria “é um porto seguro, de orientação e de auxílio ao juiz no desempenho da função jurisdicional”.

Finalidade e programação

As finalidades da ação educacional são aperfeiçoar e desenvolver competências relacionadas à atuação do magistrado na administração judiciária, visando aprimorar atividades de segmentos específicos no que se refere à gestão dos tribunais. A programação abrange temas relacionados às especificidades da administração judiciária e discute aspectos relativos à governança, à gestão orçamentária e financeira e às funções ligadas à Presidência e à Corregedoria.

A abertura contou a presença da diretora-geral da Enfam, ministra Maria Thereza de Assis Moura, do corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, e do corregedor da Justiça Federal, ministro Mauro Campbell Marques. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e membro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, discorrem sobre o tema Administração Judiciária. Atuarão também como palestrantes os ministros do STJ Og Fernandes e Antônio Saldanha Palheiro, além de juízes e especialistas das áreas abordadas pelo curso. (Texto: Myrelle Motta - assessora de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás com informações do site da Enfam)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO