IMG 9841

As servidoras Lucília de Lima e Érica Fernanda, lotadas no Programa Justiça Terapêutica, coordenaram, na quinta-feira (1º), a realização de Círculo Restaurativo de Paz entre servidores e estagiários componentes da equipe do setor. O evento ocorreu no Fórum Criminal da comarca de Goiânia.

O objetivo foi apresentar a técnica, conforme sugestiona o Conselho Nacional de Justiça, e trabalhar com os participantes do círculo o sentimento de integração e levantamento dos valores que norteiam as ações do programa. Orientado por um coordenador, o Círculo Restaurativo segue roteiro que permite a criação de espaço seguro e protegido, viabilizando ambiente de reflexão, escuta e co-construção de soluções.

O tema do círculo foca na percepção das ações dos indivíduos e a responsabilidade de seus atos. O Programa Justiça Terapêutica é uma proposta de cumprimento da legislação penal de forma harmônica com medidas sociais e de tratamento às pessoas que praticaram crimes, nos quais o elemento droga esteja presente de alguma forma.

A execução das atividades do programa é pautada em práticas restaurativas e têm a missão do resgate da autonomia da pessoa, contribuindo com seu processo de restauração com a sociedade e na construção de vínculos saudáveis com sua família, seu meio social e consigo mesmo. Em seis anos de atuação, o programa já atendeu mais de 3 mil pessoas. 60% das pessoas que são incluídas no programa aderem às atividades propostas e cumprem regularmente o programa. Atualmente, mais de 560 participantes são atendidos mensalmente pela equipe. (Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO