25 Goiás-Tranf da Capital-WS 065Na solenidade de transferência da capital para a cidade de Goiás, ocorrida na terça-feira (25), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, anunciou em seu discurso a transformação do prédio do Fórum local em Museu do Judiciário, “assim que for inaugurado o novo prédio do fórum, previsto para setembro de 2018”, informou o desembargador. O presidente do TJGO também foi condecorado com a Ordem do Mérito Anhanguera durante a instalação dos Três Poderes do Estado na antiga capital.

No discurso, Gilberto Marques Filho lembrou a importância do Judiciário goiano no País, “justamente por ser um dos mais antigos do Brasil e que começou nesta cidade há 143 anos como Tribunal da Relação, atendendo decreto do imperador Dom Pedro II”, informou o desembargador. Ele ainda anunciou que o TJGO está investindo R$ 5,5 milhões na construção do prédio que irá abrigar o Fórum e na reforma do Juizado Especial. O novo prédio está sendo construído anexo ao juizado. “O nosso histórico e atual Fórum, na Praça do Rosário, passará por reforma assim que for entregue o novo e será transformado no Museu do Judiciário, até mesmo para aumentar essa importância da Justiça goiana e também para preservar a memória do nosso Judiciário”, declarou o presidente do TJGO. 
25 Goiás-Tranf da Capital-WS 181
O pátio do Largo do Mercado Municipal, recém-reformado, abrigou centenas de autoridades na solenidade simbólica comandada pelo governador Marconi Perillo, dentre elas o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti; o procurador-geral de Justiça Benedito Torres; os desembargadores Norival Santomé e Itamar de Lima; diversos governadores, embaixadores e ainda secretários estaduais, prefeitos, representantes do Governo Federal, dentre outras autoridades.

Após receber a Ordem do Mérito Anhanguera Grau Grã Cruz,a mais alta comenda do Estado, entregue pelo governador Marconi Perillo, o presidente do TJGO entregou a medalha do Mérito Anhanguera para diversas outras autoridades e profissionais. Gilberto Marques ainda participou da inauguração do histórico prédio que abriga o Ministério Público, que passou por reforma e adequação.

Visita à obra do Fórum

25 Goiás-Tranf da Capital-WS 217Acompanhado do desembargador Itamar de Lima e do diretor do Foro da comarca de Goiás, juiz Luis Henrique Lins Galvão de Lima, Gilberto Marques Filho, visitou o Fórum na Praça do Rosário e a obra do novo Fórum. Na construção do prédio e na reforma do Juizado Especial estão sendo investidos R$ 5,5 milhões, com previsão de término para setembro de 2018. A área da construção do Fórum totaliza 1.927 metros quadrados, enquanto a reforma do Juizado Especial abrange área de 733 metros quadrados. A comarca de Goiás possui duas Varas e um Juizado Especial, onde tramitam mais de 7 mil processos.

O diretor do Foro, juiz Luis Henrique de Lima, afirmou que com a inauguração do prédio que irá abrigar o Fórum, servidores, magistrados e jurisdicionados irão ganhar, “já que vamos garantir uma logística melhor, ganhar muito mais espaço e conforto, porque vamos ter a unificação de todas unidades judiciais em um só local”, afirmou o magistrado. (Texto: Bruno Rocha/ Fotos: Wagner Soares)

Veja galeria de fotos

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO