Foi inaugurada nesta quinta-feira (17), a Central de Monitoramento de Sistemas do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Com uma vigilância 24 horas, durante todos os dias da semana, inclusive durante sábado, domingo e feriados, o local garante mais segurança aos sistemas de informações de todo o Judiciário goiano.

Além de garantir o monitoramento proativo de todos os serviços e sistemas oferecidos pelo TJGO para todo o Estado, o diretor de Informática do Tribunal goiano, Luiz Mauro de Pádua Silveira, afirmou que o local também previne qualquer situação de desastre ou até mesmo de falha. “Isso é para que a gente consiga atender antes que qualquer situação ocorra e manter nosso sistema no ar e disponíveis 24 horas por dia”, ressaltou.

Segundo o titular do departamento, a equipe da Diretoria de Informática trabalha para garantir ao Tribunal a continuidade de crescimento. "Se a decisão é modernizar a Justiça, isso que o TJGO está fazendo é o caminho", afirmou Luiz Mauro, que ressaltou ainda que não há ainda no local um painel que monitora ataques cibernéticos. “Nós fizemos um investimento num equipamento de proteção que tem protegido de forma sistemática esses ataques. Só ontem o equipamento segurou mais de 85 mil ataques do mundo inteiro”, explicou. “Isso porque nós estamos expostos, nós estamos no mundo, nossa dimensão não é só Goiás, hoje, estamos presentes no mundo. E isso permite que qualquer pessoa atue no processo judicial em qualquer lugar do mundo”, salientou.

Após a explicação do diretor de Informática, a presidente da Comissão de Informatização do TJGO, desembargadora Amélia Netto Martins de Araújo, fez questão de agradecer toda a equipe do departamento. “Obrigada pela dedicação. Sei que vocês não têm final de semana, não tem horário de trabalho, isto aqui, como o já foi dito, é 24 horas por dia, incluindo sábado, domingo e feriado. Todo o pessoal deve estar disponível. Então, gostaria de agradecer e comunicar a todos aqui presentes a dedicação deles. É uma área que tem que ser olhada de forma especial. O esforço que eles dão é além do exigido pela lei, além da competência revelada”, destacou.

O presidente do TJGO disse reconhecer todo o trabalho da equipe. “Fico feliz por se dedicarem tanto. Contem comigo no que for preciso e lembrem-se de priorizar o que é atividade-fim”, afirmou o desembargador Gilberto Marques Filho.

Além de servidores do Poder Judiciário, também participaram da inauguração da central, o ouvidor do Poder Judiciário do Estado de Goiás, desembargador Itamar de Lima; os desembargadores Norival Santomé e Orloff Neves Rocha; a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Maria Socorro de Sousa Afonso e Silva; o diretor do Centro de Saúde do TJGO, Ricardo Paes Sandre; o assessor militar do TJGO, coronel Wellington de Urzeda Mota. Representando o Ministério Público, compareceu o promotor José Augusto de Figueiredo Falcão. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO