A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) está realizando, nesta terça-feira (22), na sala do 2º Tribunal do Júri no prédio do TJGO, curso de capacitação de servidores de 36 comarcas do interior. Os funcionários estão aprendendo a utilizar o processo digital (PJD), que será implantado no começo de setembro nas localidades. O objetivo é que, ao retornar a sua unidade judiciária, cada participante transmita o aprendizado a outros servidores. 

Apenas os processos novos irão tramitar no processo digital, os antigos continuam físicos. A capacitação do Processo Judicial Digital está entre as principais metas da Ejug para esta gestão. “Nesta primeira etapa do curso, a escola está observando quais serão as necessidades que irão surgir para capacitação do servidor, seja com informática básica ou continuada do sistema",  explicou Manuela Gross,  secretária geral da Ejug.  Segundo ela, até o final da gestão do desembargador Zacarias Neves Coelho, diretor da Ejug, todos os servidores deverão estar capacitados para trabalhar com o PJD.

Após a implantação do sistema, Manuela Gross afirma que os servidores irão vivenciar e utilizar o PJD por um tempo, saber se absorveram os ensinamentos do curso e se a multiplicação deu certo. "Passado esse tempo, que é uma espécie de teste, a Ejug encaminhará um ofício solicitando que o diretor de foro, juntamente com os servidores que participaram do curso, identifiquem quais foram as dificuldades que surgiram naquela comarca específica. Após o retorno deste ofício, a Ejug viabilizará as próximas ações", afirmou.

Em novembro acontecerá a última etapa do curso, com o restante das comarcas que receberão o PJD. (Texto: Mariana Hipólito / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO