CCS 0463A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Setor de Atuação Contra a Violência Doméstica (SAVID), promoveu, na tarde desta quarta-feira (23), a Roda de Conversa: As Vozes das Mulheres. A ação teve como público alvo mulheres envolvidas em processos de violência doméstica.

A iniciativa faz parte da programação da 8ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa e teve por objetivo discutir a violência contra a mulher, a relação e a desigualdade de gênero e o ciclo da violência doméstica e familiar. O evento foi realizado no Fórum Criminal, Des. Fenelon Teodoro Reis, no Jardim Goiás, em Goiânia.

Durante o encontro, as mulheres envolvidas em processos de violência doméstica relataram a violência sofrida enquanto estiveram no mesmo ambiente familiar que seus antigos companheiros. Na oportunidade, além de trocarem experiências sobre a violência sofrida, também participaram de dinâmicas, nas quais puderam expressar seus sentimentos vivenciados à época em que estavam casadas.

De acordo com a facilitadora do SAVID, psicóloga Maria José Goulart, o espaço “Vozes das Mulheres” permitiu com que as pessoas vítimas de agressão doméstica pudessem refletir sobre o papel da mulher, assim como as expectativas delas após a violência sofrida no ambiente familiar.

vitimasNa ocasião, uma das vítimas que participava da “Roda de Conversa” comentou que só teve coragem de denunciar seu ex-marido após ser agredida pela quarta vez. “Eu tive que ser agredida quatro vezes pelo meu companheiro até tomar iniciativa de buscar meus direitos. Assim como aconteceu comigo, muitas mulheres acabam passando por cima dessas agressões, porém muitas acabam não tendo essa coragem de denunciar e acabam sendo mortas”, afirmou.

De acordo com ela, esse espaço organizado pelas facilitadoras do SAVID "permite às presentes ter outra visão de mundo, uma vez que temos a oportunidade de trocar experiência de vida. Essa roda de conversa tem nos dado o suporte que nós precisávamos, uma vez que pudemos amadurecer nossas atitudes”, ressaltou. Acrescentou, ainda, que, após ter se separado, ela passou a ser mais independente.

Segundo a facilitadora do SAVID, assistente social Sherloma Starlet, essa Roda de Conversa é apenas o piloto de outros projetos que já estão sendo planejados, tendo por objetivo desenvolver outras temáticas que visam dar mais suporte às mulheres envolvidas em processos de violência doméstica.

CCS 0465Roda de conversa de homens

Na próxima sexta-feira (25), o Setor de Atuação Contra a Violência Doméstica (SAVID) vai realizar, a partir das 14 horas, encontro com homens envolvidos em violência doméstica familiar. A roda de conversa Conversando sobre Histórias de Homens será realizada na sala 423, no 4º andar do Fórum Criminal Des. Fenelon Teodoro Reis. A ação contará com a participação das facilitadores Lara Cesar e Shirlaine Valeriano.

8ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa

Desde a última segunda-feira (21), a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), promove a VIII Semana da Justiça Pela Paz em Casa, uma mobilização que faz parte da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento será encerrado nesta sexta-feira (25).

O evento consiste em ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) por meio de julgamentos concentrados de ações relativas à violência de gênero, além de despertar, mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência contra a mulher. (Texto/foto: Acaray M. Silva - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO