A Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) aprovou, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (27), o Plano de Logística Sustentável (PLS) para o biênio 2017-2019. A intenção é promover o uso consciente de recursos naturais, aliado à racionalização dos gastos públicos. O planejamento abarca aquisição de materiais, futuras reformas prediais e campanhas de conscientização social.

Responsável por presidir a comissão gestora do projeto, a desembargadora Elizabeth Maria da Silva afirmou que é necessário refletir sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente. “É importante preservar o nosso planeta para as gerações futuras. Tudo está relacionado: a água que bebemos, os rios, as sementes. Por isso, é de extrema importância a conscientização quanto ao meio ambiente ser merecedor de cuidados”.

Foram consideradas três perspectivas para a construção do planejamento: economicidade de recursos; técnica, com ações ecoeficientes; e, por fim, o viés ético-social, que prevê o estímulo ao compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A administração pública é uma grande consumidora de insumos ambientais e, por isso, tem papel protagonista para estabelecer novos modelos de comportamento, junto a servidores, na opinião da magistrada. Dessa forma, o Plano de Logística compreende o desenvolvimento de ações que envolvem, por exemplo, combate ao desperdício de energia elétrica, copos descartáveis e papel.

“É importante incentivar uma cultura sustentável entre o público interno – servidores e magistrados. São metas ambiciosas que precisam ser abraçadas”, explicou Elizabeth (foto à direita).  

Para a reforma do prédio do TJGO, a escolha da empresa responsável pelo serviço levará em consideração critérios sustentáveis. Sistemas de iluminação e de encanamento, por exemplo, também devem seguir protocolos ecológicos.

Em dezembro de 2015, a comarca de Hidrolândia começou o projeto-piloto com a implantação do plano da gestão anterior, tendo prosseguido com ações verdes até o presente. No local, a magistrada avalia como positivas as mudanças colocadas em prática, como a substituição das lâmpadas fluorescentes por LED.

Planejamento

O Plano de Logística Sustentável foi elaborado em observância à Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A produção de conteúdo foi feita em cinco etapas: diagnóstico da situação atual, definição de temas prioritários, estabelecimento de objetivos e metas, e, por fim, execução com acompanhamento dos resultados. As práticas englobam, além das medidas verdes, iniciativas para melhorar a qualidade de vida no lugar de trabalho.

Levando em conta a implantação do Processo Judicial Eletrônico, inclusive de ações administrativas, um dos objetivos é reduzir em 10% o consumo de papel branco. Para isso, além da digitalização de novas ações e do acervo, os servidores serão estimulados a imprimir, somente o necessário, em frente e verso, e enviar correspondências por meio de sistema eletrônico.

Copos descartáveis também serão abolidos das unidades que não trabalham com atendimento ao público externo, conforme prevê o PLS. Para isso, as iniciativas sugeridas são o incentivo ao uso de materiais duráveis, como xícaras e canecas, e o desenvolvimento de campanhas de conscientização. (Texto: Lilian Cury / Foto: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)

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