25 exposio 032Foi aberta, na tarde desta quarta-feira (25), a Exposição Devotos & Bandeiras de nove fotógrafos do Coletivo Olhares do Cerrado. A mostra estará disponíveis aos servidores, magistrados e ao público em geral até o dia 30 de novembro, no Espaço Cultural Goiandira do Couto, no hall de entrada do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), no Setor Oeste, em Goiânia.

25 exposio 027Durante a abertura da exposição fotográfica, o assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente, agradeceu a iniciativa do Coletivo Olhares do Cerrado de expor suas fotofrafias no Poder Judiciário. Ao todo, mais de 30 quadros estarão expostos, mostrando imagens de recorte das festas populares e religiosas do Estado de Goiás, como Procissão do Fogaréu, Congadas, Cavalhadas, Romaria dos Carreiros, Festa de Trindade e outras da cultura goiana.

Estão sendo expostas imagens dos fotógrafos Agno Santos, Anísia Barros, Cecília Araújo, Edilson Borges, Gilaydy Costa, Hugo Oliveira, Ney Couteiro, Ricardo Bicalho e Teo Neto. A primeira mostra aconteceu no Festival Goyazes, realizado na Vila Cultural Cora Coralina, de 3 de setembro a 12 outubro.

De acordo com a fotógrafa do Coletivo Olhares do Cerrado, Cecília Araújo, servidora do Poder Judiciário, há quatro anos o grupo fotografa os devotos de festas populares de Goiás. “Tentamos mostrar nessas fotos a dedicação desse povo com as festas, assim como sua fé”, afirmou a servidora do TJGO.

25 exposio 001Segundo a fotógrafa, a exposição conta com recursos da Lei Munciipal de Incentivo a Cultura da Prefeitura de Goiânai. "No ano passado, mandamos esse projeto e ele foi aprovado", comentou Cecília.

O Coletivo Olhares do Cerrado é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover e difundir a fotografia goiana. Fundado em 6 de janeiro de 2014 e, ao longo dos anos, ele tem se consolidado como um espaço de produção e troca de saberes e experiências.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo Coletivo Olhares do Cerrado estão grupos de estudos sobre fotografia contemporânea, palestras, workshops, exposições e excursões fotográficas. Atualmente, o grupo é formado por 14 associados. Veja galeria (Texto: Acaray M. Silva/Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO