A1A 1ª Audiência Pública sobre Segurança, com o tema “Segurança Pública: Uma Responsabilidade de Todos” foi realizada na manhã desta sexta (27), na Comarca de Caiapônia, com o objetivo de tratar sobre a segurança nos municípios de Caiapônia, Doverlândia e Palestina de Goiás. Durante o evento houve a explanação sobre os problemas na região, como o aumento da criminalidade, do quantitativo de processos criminais e a falta de policiamento.

Ao longo dos debates foram apresentadas sugestões para redução dos índices de criminalidade nas cidades, como planejamento, tecnologia e inteligência. Dentro dessas soluções algumas ações efetivas e repressivas, baseadas em direitos humanos e na cidadania, foram propostas, como projetos educacionais e sociais para prevenir a criminalidade e combater o uso de drogas nas escolas e comunidades. Para conduzir estas ações foi estudada a ampliação de equipes multidisciplinares para auxiliar crianças e adolescentes em grupo de risco e com problemas familiares, por meio de atividades culturais e esportivas. 

A2Destacou-se ainda o empenho para a instalação da Agência Prisional em Caiapônia, que está sob gestão da Polícia Militar. Já a importância do apoio financeiro para reforma e ampliação do presídio da região também foi mencionada. Elas se dariam por meio de cessão de valores arrecadados por meio de transações penais e condenações em processos criminais. Ao final da audiência foram doados valores, materiais de construção, bezerros e novilhas para realização de leilão. Um lote urbano também foi cedido para dar início à obra de reforma e ampliação do presídio local.

 A audiência foi presidida pela juíza da comarca, Gabriela Maria de Oliveira Franco, e teve a participação da promotora de Justiça Terezinha de Jesus Paula Souza; do delegado de polícia, Marlon Souza Luz; do 2º tenente da Polícia Militar, Dayan Gomes; do presidente do Conselho da Comunidade, Rayner de Carvalho Medeiros; e do presidente da Subseção da OAB de Caiapônia, Rômulo Pereira da Costa.

O evento ainda contou com a presença dos prefeitos de Caiapônia, Caio Pereira Lima, de Doverlândia, Zilda Rezende de Araújo e Palestina de Goiás, João Batista Pereira, estiveram presentes também membros do Poder Executivo, e autoridades e representantes da sociedade civil. (Texto: Jhiwslayne Vieira – Estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO