Ibdfam 2O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Gilberto Marques Filho, participou nesta segunda-feira (20) da posse da nova diretoria do Instituto Brasileiro de Direito de Família, seção Goiás (IBDFAM-GO). As advogadas Marlene Moreira Farinha Lemos e Caroline Ávila Marques Sandre assumiram a presidencia e vice-presidência, respectivamente, para o biênio 2018-2019. Foram empossados também 60 membros, que vão integrar a nova  gestão e 18 comissões. A instituição era presidida pela advogada Maria Luiza Póvoa Cruz.

A presidente Marlene Lemos, durante o evento de posse, afirmou que todos os profissionais que vão atuar na instituição nos próximos dois anos irão assumir o desafio de prestar um trabalho sério quanto as necessidades da sociedade. “Serão viabilizados estudos técnicos, a fim de se levar ao debate, e ainda deduzindo pretensões junto ao Poder Judiciário,  de manifestações que possam criar posicionamentos acerca dos mais diversos assuntos, que tanto nos afligem. Porém, essas pretensões hão de ser levadas ainda às Casas legislativas em todos os níveis de Governo, a fim de concretizar projetos de leis”, falou ela em seu discurso.

Durante o evento, a psicanalista Giselle Câmara Groeninga, diretora nacional de Relações Interdisciplinares do IBDFAM nacional e vice-presidente da Sociedade Internacional de Direito da Família,  também ministrou palestra sobre o tema “Guarda compartilhada e alienação parental – desafios ao direito das famílias”.

Entre as comissões, a nova diretoria destaca a de Estudos Constitucionais da Família; da Infância e Juventude e Adoção; de Direito das Sucessões; do Idoso; da Inclusão Social e Defesa da Pessoa com Deficiência; de Mediação Familiar; de Gênero e Violência Doméstica; de Notários e Registradores; de Direito Previdenciário; de Direito Homoafetivo; de Assuntos Legislativos; de Magistrados de Família; de Promotores da Família; Defensores Públicos da Família; de Advogados da Família; de Editorial e Comunicação; e Interdisciplinar.

IbdfamO evento foi prestigiado pela desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, que foi empossada presidente da Comissão de Genêro e Violência Doméstica; pelo ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Itamar de Lima; pela juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás, Sirlei Martins da Costa, que assumiu a presidência da Comissão de Magistrados de Família; pela juíza auxiliar da presidência do TJGO, Maria Cristina Costa, que assumiu o cargo de primeira vice-presidente da Comissão de Magistrados de Família, dentre várias outras autoridades.


Sobre o IBDFAM
O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) foi criado em 25 de outubro de 1997, em Belo Horizonte (MG), durante o I Congresso Brasileiro de Direito de Família. Atualmente, o IBDFAM conta 10 mil associados e reúne entre seus membros advogados, assistentes sociais, defensores públicos, desembargadores, estudantes, promotores e procuradores de Justiça, juízes, psicanalistas e psicólogos. Operadores do Direito do Brasil e do Exterior.

O instituto é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Justiça como de Utilidade Pública Federal. E tem por objetivo desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa nas questões pertinentes às famílias brasileiras.

Desde a sua fundação, vem trabalhando para adequar o atendimento às diversidades e especificidades das demandas sociais que recorrem à Justiça. O Instituto tem a sua representação consolidada por meio das diretorias estaduais em todos os estados brasileiros. Em 2016, o IBDFAM completa 19 anos de novos paradigmas no campo do Direito das Famílias. (Texto: Mariana Hipólito/Fotos: Cecília Araújo  - Centro de Comunicação Social do TJGO).

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO