16-02-grupodeapoioEm menos de um mês, e com o auxílio do grupo de apoio coordenado pelos juízes Lionardo José de Oliveira e Fernando de Mello Xavier, a 5ª Vara de Família da comarca de Goiás realizou 1.375 julgamentos. Além destes, foram despachados 1.333 ações conclusas, reduzindo pela metade o número de processos a serem despachados.

Somente o Núcleo de Apoio praticou 1.052 atos na 5ª Vara de Família. Além dos juízes coordenadores, trabalham na assistência das Varas de Família cinco assessores. As atividades começaram no início de fevereiro, na 4ª e 5ª Varas de Família de Sucessões.

Em reunião realizada no dia 16 fevereiro, com os juízes das Varas de Família, a diretora do Foro da Comarca de Goiânia, juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, explicou que, desde que assumiu a Diretoria do Foro, o presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, tem demonstrado preocupação com as Varas de Família. A decisão de concentrar as ações nas Varas de Família em 2018 decorreu do acentuando número de processos em tramitação naquelas unidades, uma vez que as questões ali tratadas são na sua maioria urgentes, envolvendo alimentos e guarda de menores, necessitando dessa celeridade nas decisões.

Juizados Especiais

A equipe do Núcleo de Apoio foi formada em 2017, a pedido da diretora do Foro, trabalhando na assistência do 3º, 6º, 8º e 11º Juizados Especiais Cíveis. Durante o período de trabalho, foram realizadas cerca de 6.200 minutas. (Texto: Gustavo Paiva - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO