TecnicaCom o tema Violência contra as Mulheres: Desmistificar para Enfrentar, a Equipe Técnica do Setor de Atuação Contra a Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Savid) promoveu, na manhã desta quinta-feira (8), a primeira Mesa Redonda da Semana da Justiça Pela Paz em Casa. Realizado na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), o evento integra a programação da Semana, que se encerra no sábado (10).

Durante o encontro, as palestrantes abordaram as questões da violência contra as mulheres, assim como promoveram debates sobre a desigualdade de gênero. Na ocasião, a psicóloga Lara César, da equipe técnica do Savid, afirmou que o tema possibilita a desmistificar a desresponsabilização dos homens e a culpabilização das mulheres. “Para combater a violência doméstica contra as mulheres, nós precisamos entender que mitos são esses que acabam sustentando as agressões contra as mulheres”, afirmou Lara.savid

Além dela, a assistente social do Savid, Sherloma Starlet, abordou a violência na fase do namoro. Para ela, a Lei Maria da Penha não protege apenas mulheres casadas. Boa parte dos namoros, com o passar do tempo, chegam num ponto em que não tem como ter uma relação de mutualidade”, ressaltou Starlet. De acordo com ela, namorados, maridos e até mesmo os “crushs” devem ser denunciados por ato de violência contra a mulher, conforme prevê a Lei Maria da Penha.

Ainda na mesa redonda, a psicóloga e professora Malu Moura considera valorosa a reflexão da reunião na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, no sentido de dar visibilidade, de refletir a realidade social com relação às questões da violência contra as mulheres. Na oportunidade, ela elogiou a iniciativa proposta pelo Poder Judiciário em permitir com que a sociedade construa medidas que promovam o conhecimento e ajudem na desigualdade de gênero.

A perita criminal, Gisele Xavier, também tratou sobre violência de gênero como aspecto da violência em relação à mulher. “Trouxe para a mesa redonda uma série de perspectivas e reflexões do aspecto da vida da mulher, bem como de condutas que acabam em violência física”, explicou Gisele Xavier.

Programação

A programação da 10ª Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa se estenderá até amanhã (9), com a realização de atendimentos psicológicos e jurídicos a serem prestados pelos estudantes da Universo. A Semana se encerrará, neste sábado (10), por meio de uma caminhada a ser realizada a partir das 9 horas, no Parque Lago das Rosas de Goiânia. Na ocasião, serão estimulados os exercícios de alongamento. (Texto/Foto: Acaray M. Silva - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO