A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar se reuniu nesta sexta-feira (26) com os parceiros (presidentes das associações de bairros de Goiânia, líderes religiosos, representantes do CEVAM, NAS, CRAS E CREAS) para apresentar e divulgar as atividades previstas para serem realizadas durante a 10ª Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa, que ocorrerá entre os dias 5 e 10 de março.

A iniciativa foi criada em 2015 pelo Conselho Nacional da Justiça e tem como objetivo concentrar esforços de julgamento de casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres e é realizada pelos 27 tribunais de Justiça, além de despertar, mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência contra a mulher. Em Goiás, é organizada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que é responsável por gerenciar o programa, e conta com a colaboração dos juízes, servidores e de empresas parceiras.

A coordenadora da Mulher, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis (foto à direita), destacou que o objetivo do encontro é convidar mais mulheres a participarem. “A expectativa é de que seja uma semana bem movimentada com líderes de bairros e várias autoridades”, frisou. De acordo com ela, o efeito da campanha está sendo positivo, uma vez que leva ao conhecimento da população a existência das varas da mulher, da coordenadoria da mulher, que ela tem o apoio também do Estado e Município”, acrescentou.

Gláucia Maria Teodoro Reis (foto abaixo), superintendente executiva da Mulher e da Igualdade Racial do Estado de Goiás, frisou que o TJGO é um grande parceiro nestas atividades de enfrentamento à violência doméstica. Ela fez questão de ressaltar a importância do Poder Judiciário também estar a frente das políticas públicas de enfrentamento à violência. “Houve época em que discutir direitos da mulher estava restrito a pequenos grupos. Porém, agora vêm sendo implementados programas e ações no sentido de garantir mais segurança para as mulheres”, pontuou.

Segundo ela, Goiás é classificado entre os 10 Estados mais violentos do País. “Número que deve ser levado em consideração para que, de fato, possamos reunir esses esforços para que sejam traçadas algumas ações em conjunto a fim de reduzir esse quadro de violência em Goiás”, salientou.

Para a gestora do curso de Direito da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Antônia Chaveiro Martins, a união de esforços neste momento é de extrema importância. “A sociedade tem clamado por atitudes como esta que a desembargadora Sandra Regina vem desenvolvendo em todo o Estado. Temos observado que famílias carecem de informações e por isso tenho certeza que esse trabalho veio para ajudar a resolver esse problema”.

Para o assistente social que atua na região noroeste de Goiânia, Nilton Moreira Mendonça, o dever da liderança é passar as informações para toda a comunidade, para a família e conscientizar as mulheres sobre seus valores na sociedade. “O nosso objetivo como líder é conscientizar aquelas que ainda não sabem dos seus valores, das suas qualidades, virtudes e de sua razão na sociedade”, falou.

De acordo com Priscila Brito, supervisora técnica do Senac, a escola fará durante toda a Semana Justiça Pela Paz em Casa atendimento de beleza e estética. “A ideia é fazer com que essas mulheres se sintam empoderadas e reencontrem a autoestima porque se elas não têm nem o amor-próprio quem dirá o amor pelo outro”, salientou.

Serviço


De 05 a 09 de março, os eventos serão realizados na Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, localizada na Avenida Cora Coralina, quadra F 25, lote 40 – Setor Sul, Goiânia-GO. No dia 10 de março, às 09h, acontecerá a Caminhada Pela Paz em Casa, no Parque Lado das Rosas, com a distribuição de brindes para os participantes. E todos os dias as audiências dos processos com casos de Lei Maria da Penha serão realizadas no 1º e 2º Juizado da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, localizados no Fórum Fenelon Teodoro Reis, na Rua 72, Qd. 15-C, Lt. 15/19, nº 312, Jardim Goiás. Telefone: (62)3018-8000. Confira a programação completa em Goiânia (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)
Veja a galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO