04-exposiçãoEm comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realiza exposição de arte assinada pelos artistas Andrea Caetano e Maicon Soares, denominada de “Do Descarte à Arte”, do Estúdio Aramados. O evento, que tem por objetivo promover o consumo consciente e sustentável entre os servidores do Judiciário, acontecerá a partir desta segunda-feira (4) e prossegue até o dia 8 de junho, no hall de entrada do Fórum Criminal da comarca de Goiânia e, nos dias 18 a 22 de junho, no hall de entrada do Fórum Cível de Goiânia.

As obras de arte são feitas a partir do reaproveitamento daquilo que alguns consideram como “lixo”, em especial por meio da utilização de sucatas para a confecção das peças. A arte do estúdio pode ser definida como “upcycling”, pois o que é descartado se transforma em produtos de maior valor e qualidade. O processo de criação dos itens contempla aspectos ambientais, tendo como principal objetivo desenvolver produtos e objetos que reduzirão o uso dos recursos não-renováveis.

Segundo os artistas, o trabalho começa a se desenvolver pela coleta de materiais descartados, tornando-os em objeto de criação artesanal com foco na sustentabilidade. São materiais garimpados entre sucatas de indústrias, ferro velhos, oficinas e outros. Engrenagens, arruelas, porcas e outras peças que um dia fizeram parte de algo e que seriam descartados na natureza, tornam-se matéria a ser transformada em objetos de decoração, exclusivos e únicos. Ainda, segundo os artistas, o estúdio busca inspiração em estilos como o steampunk, medieval, industrial e vintage, difundido a cultura do “consumo consciente” de forma sustentável.

Sobre os artistas
Maicon Soares tem 30 anos. É serralheiro, artista plástico nato, apaixonado pela sustentabilidade.
Andrea Caetano também tem 30 anos. É arquiteta e urbanista pela PUC Goiás, desing de interiores pelo SENAC, apaixonada pela sustentabilidade.

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO