O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga (foto) representou o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) no seminário sobre Ciclo Completo de Polícia, realizado nesta sexta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O evento foi promovido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, que está levando o debate a todas as capitais do País.

Na pauta, políticos e representantes da Polícia Civil e Militar explanaram suas opiniões sobre a unificação da atuação policial, que compreende a prevenção, repressão e investigação. Em seu discurso, Veiga Braga, que também preside a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e de Execução Penal, ressaltou que a discussão sobre o assunto tem extrema relevância social.

“O TJGO não declara um posicionamento, mas compreende a repercussão do tema para segurança pública, justiça e sociedade. É de grande importância estabelecer um debate, já que não se trata de uma disputa de mercado de trabalho, mas sim da prestação de serviço e relevância social”.

A temática está em duas Propostas de Emenda à Constituição: nº 430/2009 e nº 431/2014: uma prevê o Ciclo Completo, com a junção das forças policiais, outra objetiva dar poderes de polícia preventiva e judiciária à Militar.

Participaram da mesa os deputados federais Delegado Waldir, João Campos, Giuseppe Vecci, Major Olímpio e Subtenente Gonzaga, os deputados estaduais Major Araújo e Adriana Accorsi, e, representando o governador do Estado, o coronel Edson Costa Araújo.

Nos discursos, as autoridades declararam, em comum, a necessidade de ampliar os contingentes da PM e PC, bem como a importância de treinamentos e do foca na estruturação física das corporações. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO/ Fotos: Carlos Costa - Imprensa Alego)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO