Os visitantes da exposição O Universo das Mandalas podem, além de apreciar as peças do artista plástico Celso Santos, participar de oficina para confeccionar suas próprias obras de arte. As aulas são realizadas no mesmo local da mostra, no Espaço Cultural Goiandira do Couto, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), de segunda a sexta-feira, a partir das 15 horas, até o dia 16 de outubro.


Assim como a visitação, a oficina é gratuita. Contudo, há necessidade de agendamento prévio pelos telefones (62) 9648-4719 ou (62) 8189-2594. Podem participar crianças e adultos.

Relaxante
Ao fim do expediente, nesta sexta-feira (9), a servidora Ângela Blau aproveitou a ocasião para se dedicar à atividade artística com o filho, Gabriel Sales, de 11 anos. “Mexer com arte é bastante relaxante e, além disso, é uma forma de atividade junto ao meu filho”, conta. O garoto disse que a atividade despertou seu interesse pelas formas diferentes e místicas apresentadas. “Aprendi uma palavra nova hoje, mandala, que quer dizer ‘círculo mágico’”, relata.

Segundo o expositor, a intenção das aulas é trabalhar a mente, de forma criativa e relaxante. “A arte é, também, uma forma de terapia – com o desenho e o trabalho manual, é possível relaxar a mente – por isso, a oficina será uma ótima opção para as pessoas espairecerem, servidores em seus intervalos ou profissionais passando pelo prédio do Tribunal”.

Artista
Celso Santos nasceu em Curitiba (PR), reside no Rio de Janeiro e se dedica à criação de mandalas desde 1998. Autodidata, ele atribuiu seu conhecimento e técnica à pesquisa contínua e ao amor pelo trabalho. Já expôs em vários salões do País.

O artista conta que suas mandalas são intuitivas, transportadas para telas com tintas a óleo, acrílica e outros materiais e texturas diversos. “Atuo de maneira subjetiva, sem o direcionamento de interpretação, pois as mandalas são formas geométricas, sagradas e universais”. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO