O juiz Hamilton Gomes Carneiro, em substituição na 4ª Vara Cível de Aparecida de Goiânia, decretou a falência da Art Forma Indústria e Comércio de Armários Ltda. A decisão foi tomada em ação de recuperação judicial proposta pela empresa, que se propôs a pagar integralmente suas dívidas a fim de retornar ao mercado.
A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da crise econômico-financeira de empresas devedoras e garantir, assim, sua preservação. Ocorre que, após ter sua recuperação concedida, a Art Forma descumpriu exigências e procedimentos da Lei de Recuperação Empresarial ao deixar de apresentar os demonstrativos de suas atividades mensais bem como seu plano de recuperação. Além disso, não foi encontrada para participar de audiência designada pelo juízo.
“O que se viu foi uma demonstração de desinteresse que beirou a desídia, sobretudo no cumprimento dos atos necessários tendentes a viabilizar a recuperação”, salientou Hamilton Gomes na decisão. Para ela, a situação da empresa tinha atingindo contornos de “verdadeiro abandono”. A falida atuava havia nove anos no ramo de armários de madeira embutidos. (Texto: Patrícia Papini – Centro de Comunicação Social do TJGO)