A juíza Nunziata Stefania Valenza, da comarca de Israelândia, participou do lançamento do Programa Educacional de Enfrentamento e Resistência às Drogas (Proerd), realizado na tarde desta terça-feira (1º). Desenvolvido pela Polícia Militar, o programa tem o objetivo de informar e contribuir para a formação de crianças e adolescentes, ensinando técnicas de resistência à pressão social para o uso de drogas e bebidas alcoólicas, além de abordar temas como violência e bullying nas escolas.
Em Israelândia, o programa é destinado inicialmente às crianças matriculadas na 5ª série do ensino fundamental, podendo ser estendido para as demais séries nos anos seguintes. O Proerd consiste em 12 encontros com um instrutor da Polícia Militar, que vai à escola conversar com as crianças sobre os temas pré-definidos. Aos alunos, são distribuídas cartilhas com diversas tarefas. Ao final, elas participarão de uma solenidade de "formatura".
A juíza Nunziata Stefania ressaltou a importância da iniciativa que, para ela, estimula as crianças a se tornarem mensageiras da paz em suas casas e na escola, aprendendo como ficar longe das drogas e a dialogar sempre que tiverem algum problema.
As crianças ficaram entusiasmadas com o programa e com a possibilidade de aprender algo novo. Perguntadas pela juíza o que era necessário para se ter uma vida de paz, elas responderam "um mundo sem drogas". A equipe de instrutores da polícia militar elogiou a receptividade da comunidade e prometeu realizar um ótimo trabalho.
Na abertura do programa estiveram presentes, além da juíza da comarca, o Comando da Regional da Polícia Militar, o comandante e policiais militares lotados em Israelândia, membros do Conselho Tutelar, vereadores, professoras, diretoras das escolas e crianças da 5ª série. (Texto: Brunna Ferro - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)