O Espaço Cultural do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) será palco, na terça-feira (4), às 16 horas, da abertura da exposição de artes intitulada Plural de Cores, quando será feita uma homenagem à escultora e pintora Ana Maria Pacheco, goiana reconhecida internacionalmente por sua obra e que estará presente como madrinha.

A exposição, que também celebra o encerramento dos inúmeros eventos artísticos realizados durante este ano no TJGO, reunirá quadros e esculturas de aproximadamente 40 expositores do universo das artes plásticas de Goiás.

 

Entre os artistas que terão suas obras expostas para visitação pública até 20 de dezembro estão Omar Souto, Tai, Liah, Waldomiro de Deus, Chico Santos, Vânia Ferro, Papas Stefani, Tancredo Araújo e Helena Alves. A iniciativa da mostra é da Assessoria Cultural do TJGO e da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV).

Biografia

A artista Ana Maria Pacheco, 69 anos, nasceu em Goiânia e está radicada em Londres desde 1973. Atualmente tem diversas obras expostas na Pinacoteca de São Paulo e visita o Estado de Goiás, onde revê familiares e amigos. Escultora, pintora, desenhista e gravadora. É bacharel em escultura pela Universidade Católica de Goiás (UCG) e em música pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Com bolsa de estudos do Conselho Britânico do Rio de Janeiro, estudou em Londres, na Slade School of Fine Art.

De 1985 a 1989 foi diretora titular de Belas Artes na Norwich School of Art, em Norfolk, Inglaterra. Em 1996, torna-se artista associada da National Gallery, Londres. Como professora visitante, leciona em universidades na Escócia, Inglaterra e Irlanda do Norte. Em 2000, recebe o título de doutora honoris causa em letras pela University of East Anglia, e, em 2002, doutora honoris causa em filosofia pela Anglia Pulytechnic University, ambas em Norfolk, Inglaterra.

Em 2000, realiza mostra individual no Museu Nacional de Belas Artes - MNBA, Rio de Janeiro. Em 2004, expõe no Purdy Hicks Gallery, Londres, e no Brighton Museum & Art Gallery, Brighton, Inglaterra. Tem obras em importantes acervos no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Japão e Estados Unidos. (Texto: Juliana Jácome - estagiária / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO).

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO