Vitor Umbelino Soares Júnior, juiz do 3° Juizado Especial Cível e Criminal da comarca de Rio Verde e coordenador regional do Movimento da Conciliação, participará do VII Simpósio de Estudos Jurídicos e Ciências Sociais da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde (Fesurv). Como parte da programação, o magistrado vai proferir palestra, nesta quarta-feira (28), às 19h30, com o tema “Pela implantação de uma Política Conciliatória Judicial e Extrajudicial: Os Métodos Autocompositivos de Solução de Conflitos”.

O magistrado, seguindo as orientações do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), falará aos acadêmicos sobre a importância da conciliação e mediação como processos alternativos de solução apropriada de disputas. Ele ressaltará que o juiz e os conciliadores podem e devem estimular a conciliação e a mediação como processo construtivo de formação de uma cultura da conciliação.

De acordo com Vitor Umbelino, a palestra faz parte dos programas e ações desenvolvidos pelo Movimento da Conciliação em Goiás, coordenado pelo juiz Felipe Vaz de Queiroz.  O objetivo é a divulgação e o esclarecimento em torno das vantagens da mediação e conciliação, de modo a propagar a cultura da paz, por meio da utilização de métodos alternativos de autocomposição de conflitos em que as próprias partes via de diálogo encontram soluções para os problemas que lhes afligem.

Na ocasião, serão abordados ainda temas referentes à Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a implantação da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, bem como sobre a implantação das unidades judiciárias ali previstas, suas funções e objetivos a serem alcançados. (Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO