Em iniciativa pioneira, a equipe técnica do Programa Pai Presente Volante, instituído pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, se deslocará na próxima quarta-feira, 6, das 9 às 17 horas, até a Escola Municipal Professor Nadal Sfredo para atender a comunidade da Região Noroeste de Goiânia (crianças, adolescentes e adultos). A ação visa facilitar o reconhecimento tardio de paternidade na região metropolitana de Goiânia. 

Todos os procedimentos serão realizados de forma gratuita, inclusive a coleta de DNA, que poderá ser feita na hora pelos integrantes do programa, sem custos, para aqueles que manifestarem interesse no exame. Não é necessário advogado e o trâmite do reconhecimento paterno, por meio do programa, é simples, rápido e sem burocracia.

Qualquer cidadão que busca a identidade paterna pode se dirigir até o local para ser atendido pela equipe do Pai Presente, que fará a triagem e identificação das partes.

É necessário levar os documentos pessoais como a certidão de nascimento do(a) filho(a) e o comprovante de endereço, além de indicar o nome e a localização do suposto pai.

Alto índice de pessoas sem a identificação paterna

O local foi designado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim, idealizador do programa, após levantamento da equipe da Corregedoria que constatou um grande índice de alunos nas escolas municipais e estaduais da Região Noroeste de Goiânia sem o nome do pai nos registros de nascimento e nos documentos oficiais. Somente na Escola Municipal Professor Nadal Sfredo são 41 estudantes sem o nome paterno na documentação.

Sobre o Pai Presente Volante

O Programa Pai Presente Volante foi instituído por meio do Provimento nº 125/2024 e além de auxiliar na correção do registro civil de crianças, adolescentes e adultos de maneira espontânea e acessível (com deslocamento até o local designado na Região Metropolitana de Goiânia), ajuda a reduzir a evasão escolar e fortalece os vínculos parentais.

O Programa Pai Presente, da CGJGO, está instalado em 100% das comarcas goianas. O coordenador geral do Programa Pai Presente é o juiz Gustavo Assis Garcia e a gerente administrativa é a servidora Maria Madalena de Sousa. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Arte: Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)  

Onde procurar atendimento no dia 6 de novembro (quarta-feira):

Escola Municipal Professor Nadal Sfredo, localizada na Rua VM-S, no Bairro Jardim Liberdade, na Região Noroeste de Goiânia

Das 9 às 17 horas

O que será resolvido:
Triagem e identificação das partes para reconhecimentos de paternidade espontâneos e coleta de DNA gratuita para as partes que tiverem interesse

Maiores informações podem ser obtidas pela equipe do Programa Pai Presente pelos telefones (62) 3216-2442 ou (62) 9 9145-2237 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  •    

    Ouvir notícia:

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço