No período de 2 de fevereiro a 31 de agosto deste ano, a Assessoria de Orientação e Correição da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás promoveu inspeção nas Serventias Judiciais e Extrajudiciais do Estado com o objetivo de orientar e detectar falhas na prestação jurisdicional e possíveis irregularidades na lavratura dos atos nos Serviços Extrajudiciais.
O trabalho da Assessoria Correicional neste período resultou em 194 inspeções, com seus respectivos relatórios, 969 informações em processos, 123 respostas de consultas via e-mail, 279 informações em processos da Assessoria de Orientação e Correição, 2.144 atendimentos de consultas telefônicas e 5 transferências de acervo de serviços extrajudiciais por mudança de respondência ou titulares e participação em 9 Audiências Públicas realizadas pela CGJGO.
As inspeções extrajudiciais foram feitas com a análise de todos os atos lavrados limitando o período dos últimos cinco anos. Durante as inspeções também foi detectado um montante de R$ 3.421.144,96 a recolher para o Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (Fundesp) e taxas judiciárias.
Selo Eletrônico
A utilização do Selo Eletrônico visa melhorar o desempenho dos notários e registradores com a Guia de Recolhimento Simplificado (GRS) gerado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O Selo Eletrônico tem o objetivo de coibir a evasão de receita, além de cobranças indevidas para o cidadão no sentido de recolhimento de taxas e emolumentos. (Texto: Jéssica Fernandes – da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)