Em razão do avanço tecnológico, e com o objetivo de conferir maior celeridade e segurança aos atos praticados pelos cartórios judiciais e extrajudiciais, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) informa que o contrato com a empresa fornecedora do selo físico se encerra no próximo mês, mantido o cronograma de implantação efetiva do selo eletrônico em todas as serventias do Estado em 2014.
A economia gerada com a adoção da medida tem um impacto considerável. Por ano, o Judiciário goiano deixará de gastar R$ 500 mil e desde a introdução do selo eletrônico 8 milhões de selos físicos deixaram de ser utilizados. Além da descontinuidade do uso do selo físico nos cartórios extrajudiciais e da implementação definitiva do selo eletrônico, solução de iniciativa da CGJGO, a Diretoria de Informática do TJGO e a Corregedoria, no que diz respeito às serventias judiciais, atuaram em parceria e desenvolveram um serviço que valida eletronicamente todos os documentos gerados no âmbito dos sistemas processuais informatizados da Justiça de primeiro grau, referentes a processos físicos e eletrônicos.
Os documentos contém um conjunto de caracteres alfanuméricos, denominados hash, que asseguram a autenticidade e farão a devida identificação. Na prática, a consulta positiva produz um espelho do documento gerado, permitindo a qualquer cidadão ou instituição conferir a correspondência do documento apresentado com o que consta na base de dados. O serviço está disponível no site do TJGO pelos links consulta de selo eletrônico judicial e extrajudicial. (Texto: Myrelle Motta – assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)