A tradição, modernidade e a busca para atender às demandas da sociedade foram destacados pelos oradores, na noite de segunda-feira (12), como pontos positivos do Judiciário goiano, na sessão especial da Câmara Municipal de Goiânia em homenagem aos 140 anos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

A sessão, proposta pelo vereador Anselmo Pereira, foi prestigiada por desembargadores, vereadores, autoridades do Município e do Estado, e, também, por servidores do Judiciário goiano.

O documentário produzido pelo Centro de Comunicação Social do TJGO, que conta um pouco da história do Judiciário goiano, abriu a solenidade na Câmara Municipal. Em seguida,  Anselmo Pereira, que também presidia a sessão, fez um pronunciamento em que ressaltou a importância do Judiciário goiano, “que, sem dúvida, é parte intrínseca do desenvolvimento social e político de Goiás”. O vereador também destacou a produtividade do TJGO e afirmou: “O TJGO tem acompanhado os tempos modernos, evolui e muda o tempo todo, desenvolve programas, projetos e ações para a boa aplicação das Leis e para o bom desenvolvimento social, econômico e político desse Estado”.
O autor da proposta da sessão especial ainda citou parte de artigo publicado no jornal O Popular, de autoria do presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, onde o desembargador justifica a decisão em comemorar os 140 anos do TJGO. Em seu discurso, Anselmo Pereira ainda justifica a homenagem do Legislativo goianiense, ao enfatizar que a sociedade goiana pode contar com uma Justiça célere, eficiente, moderna e responsável, formada por cidadãos de bem e que colaboram efetivamente na promoção da Justiça e da paz social”.
Representando os homenageados, o desembargador Itaney Francisco Campos, que também é presidente da comissão organizadora das comemorações dos 140 anos do TJGO, fez um breve histórico do Judiciário goiano e destacou o fato de a Câmara Municipal de Goiânia falar em nome de todos os goianienses.”Quem nos homenageia é o goianiense, que reconhece o importante papel do Poder Judiciário”. Ele ainda emendou: “Ser reconhecido pelo cidadão goianiense, é extremamente honrado e gratificante”.
O desembargador Itaney Campos ainda expressou seu reconhecimento pela homenagem e destacou a história do Poder Judiciário goiano, quando afirmou que “o TJGO é uma instituição secular, que passou por momentos difíceis, mas que saiu daquela velha configuração para chegar hoje como um Tribunal moderno e que procura sempre atender às aspirações e demandas da sociedade goiana”.

Gilberto Marques representa presidente
Representando o presidente Ney Teles de Paula, o desembargador Gilberto Marques Filho iniciou seu pronunciamento justificando a ausência do presidente, “que foi convocado para uma reunião em Brasília e não pode comparecer à solenidade”, informou Marques. Desde novo na magistratura, o desembargador Gilberto Marques Filho, como sendo um dos mais antigos, falou em nome do TJGO. Ele destacou a importância do TJGO perante os outros tribunais estaduais, falou da busca em melhorar o 1º grau e revelou se sentir orgulhoso em participar da homenagem.
Gilberto Marques Filho também saudou àqueles que ajudaram a escrever a história do Judiciário goiano, ao lembrar de juízes e desembargadores que se destacaram ao longo dos últimos anos. Ao citar julgamentos importantes, Gilberto Marques Filho revelou que sempre pede a Deus inspiração para melhor julgar. Ele finalizou seu pronunciamento afirmando que “o Tribunal goiano tem buscado acertar cada vez mais”.
Mais de 40 homenageados, dentre desembargadores e servidores do TJGO, receberam diploma da Câmara Municipal referente às comemorações dos 140 anos. Além dos desembargadores Gilberto Marques Filho e Itaney Campos, prestigiaram a sessão na Câmara Municipal a Corregedora-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), desembargadora Nelma Branco Perilo; o Ouvidor-Geral, desembargador Orloff Neves Rocha e os desembargadores Geraldo Gonçalves da Costa, Kisleu Dias Maciel Filho, Norival de Castro Santomé, Avelirdes Pinheiro de Lemos, Itamar de Lima e Sandra Regina Teodoro Reis. Compareceram também e foram homenageados os ex-presidentes do TJGO Leôncio Pinheiro de Lemos, Homero Sabino de Freitas, Messias de Souza Costa e Elcy Santos de Melo. A solenidade foi prestigiada também pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, desembargadora Elza Cândida da Silveira; diretor do Foro de Goiânia, juiz Átila Neves do Amaral; presidente da Asmego, juiz Gilmar Luiz Coelho; juiz-auxiliar da CGJGO, Sival Guerra Pires; Procurador do Estado, Alexandre Tocantins, que representou o governador Marconi Perillo e, pelo Ministério Público Estadual, o promotor Jales Guedes Mendonça. (Texto:Bruno Rocha/ Foto: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO