As ações da campanha “A Penha Vai Valer”, da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), foram divulgadas durante a 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), de 11 a 16 de junho, na cidade de Goiás. A campanha, sob a gestão da juíza Isabella Bittencourt, mobilizou estudantes de escolas públicas, proprietários de bares e restaurantes, idosos e turistas que participaram das exposições e ações do FICA.

No decorrer das ações da Coordenadoria da Mulher do TJGO, a juíza Isabella Bittencourt, e demais integrantes daquela coordenadoria,  Morgana Rodrigues dos Santos e Mara Cristina, visitaram a sede da Secretaria de Assistência Social de Goiás, que desenvolve o projeto “Conviver” destinado às pessoas acima de 50 anos. O projeto tem encontros semanais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo diversas ações, dentre elas a ampliação da rede de pessoas com quem o idoso convive, compartilhando cultura e troca de experiência. “Fomos bem recebidos pela população idosa, que nos ouviu, e fizeram questão de receber o material informativo e compartilhar experiências”, explicou a juíza Isabella Bittencourt.

Na Tenda Multiétnica, a equipe da Coordenadoria da Mulher recebeu estudantes das escolas públicas da cidade, turistas e cineastas de diversos países, onde ouviram sobre o projeto e receberam materiais da campanha. Áquila Cristina, coordenadora de escola pública, que acompanhava estudantes, disse que ter a exposição no FICA é importante, "já que a informação poderá chegar a mais pessoas, inclusive mães das crianças. As crianças podem até vivenciar isso no ambiente familiar, e isso permitirá que elas possam se conscientizar e pedir ajuda”, pontuou a educadora.

Visibilidade

Além da exposição na tenda, as integrantes da Coordenadoria da Mulher percorreram bares e restaurante, distribuindo panfletos e cartilhas, bem como explicando sobre as ações que estavam sendo realizadas no Festival. A secretária das Mulheres Juventude e Direitos Humanos do Município de Goiás, Aline Ferreira, avaliou como positiva o trabalho em rede promovido pela Coordenadoria da Mulher do TJGO, "já que a iniciativa permite a visibilidade ao trabalho de outras instituições pela dimensão da temática", afirmou a secretária. 

A integrante da Coordenadoria da Mulher, assistente social Morgana Rodrigues dos Santos, comentou a participação efetiva da Coordenadoria da Mulher no FICA, destacando a experiência em levar mensagem de prevenção, proteção e de atenção às mulheres que possivelmente possam ser vítimas de violência. “Esse é um papel incrível que a coordenadoria vem realizando ao longo dos anos, que a gente precisa cada vez mais fortalecer, buscar novas formas, e essa abordagem direta para as pessoas nos aproxima do público-alvo”, frisou.

Também integrante da Coordenadoria da Mulher, a servidora Mara Cristina, autora da música da campanha, considerou positiva as ações no FICA, "já que conseguimos alcançar um público diferenciado, tais como turistas de diversas regiões do Brasil e do Mundo. Tivemos a alegria de mostrar o trabalho do judiciário com a distribuição de material e da música tema da campanha para diversas pessoas. Conseguimos abrir portas, já que fomos convidados para participar da próxima edição”, finalizou. (Texto e foto: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO