O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Aldo Sabino, abriu, nesta sexta-feira (23), o curso presencial de capacitação sobre as ferramentas do Projudi aos peritos criminais do Instituto de Criminalista do Estado de Goiás. O curso foi ministrado na Sala Multiuso I da Escola Judicial de Goiás (EJUG), sede do TJGO, no Setor Oeste.

Na abertura do curso, Aldo Sabino destacou que a ferramenta tecnológica vai beneficiar a integração dos servidores entre as instituições por meio do Projudi, uma vez que os policiais técnicos científicos são responsáveis pela apuração dos laudos cadavérico, arrombamento, corpo de delito, entre outros, oferecendo auxílio e apoio aos juízes criminais. “Estamos entregando uma ferramenta para que os peritos possam comunicar tecnologicamente com o Projudi, evitando o desperdício de papel e envio de e-mail”, explicou. Ele ainda observou que a capacitação consiste que os agentes podem, a partir de agora, utilizarem a serventia criada, exclusivamente, dentro do sistema Projudi.

Multiplicadores

A analista judiciário Vanusa Aparecida da Silva, da Unidade de Atendimento aos Usuários de Sistemas do TJGO, afirmoou que o curso vai permitir com que os usuários possam ter acesso ao sistema, contribuindo, assim, para inserir, receber e emitir parecer de comunicação ao Judiciário. “Antes, eles mandavam e-mail ao Poder Judiciário. Porém, essa comunicação direta agiliza essa solicitação de informação como emissão das respostas”, pontuou.

O gerente do Instituto de Criminalística, Fabrício Oda, disse que o projeto-piloto deve atender inicialmente cerca de 50 peritos, visando otimizar o tempo da comunicação entre o TJGO e o instituto. Ressaltou, ainda, que o conhecimento adquirido no curso será fundamental para desenvolver um plano de logística para os que atuam no interior do Estado de Goiás. “A iniciativa vai proporcionar a ampliação do projeto, oferecendo maior celeridade no andamento dos processos”, finalizou. Também participou da abertura do curso Maria de Fátima da Silva, assessora do juiz auxiliar da presidência do TJGO, Aldo Sabino. (Texto e foto: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO