O presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Campos, participaram, na quinta-feira (18), da solenidade de posse da nova diretoria da Academia Goiana de Letras (AGL). O desembargador José Carlos de Oliveira e o desembargador aposentado e ex-presidente do TJGO, Ney Teles, também prestigiaram o evento na Casa Colemar Natal e Silva, sede da AGL. Itaney Campos e Ney Teles integram a AGL.

Além dos desembargadores Luiz Cláudio Veiga Braga e Itaney Campos, compuseram a mesa diretiva da cerimônia o então presidente da AGL, Ubirajara Gali; o primeiro-secretário da AGL e integrante da Comissão do Sesquicentenário do TJGO, Nasr Chaul; a presidente da Academia Goianiense de Letras, Marislei Espíndula Brasileiro; o escritor Miguel Jorge, e o novo presidente eleito da AGL, Aidenor Aires.




“Há 44 anos iniciei minha carreira como gestor cultural, e tive, durante essa trajetória, a sorte de ter comigo o companheirismo e a expertise de Aidenor Aires, que a partir de hoje nos presenteia com sua direção na AGL”, comemorou, na ocasião, o ex-presidente da AGL, Ubirajara Gali, ao empossar o novo dirigente.


“Corpos numa só alma”

O novo presidente da AGL, poeta Aidenor Aires, agradeceu aos presentes na solenidade, e reafirmou “o privilégio de dirigir a instituição após a dinâmica gestão de seu antecessor”. Ele mencionou, notadamente, os acadêmicos já falecidos, que até hoje são motivos de inspiração para a nova geração de escritores goianos. “Nesta casa, há vidas que caminharam para além da existência física. Vidas que não se esgotaram”. E finalizou com a citação do poeta Carlos Nejar: “A academia é a junção de corpos numa só alma, e a junção de alma num só corpo”.

O assessor cultural do TJGO, poeta Gabriel Nascente, também foi empossado como titular do Conselho Fiscal da nova diretoria da Academia Goiana de Letras.  O juiz da 9ª Vara Cível da comarca de Goiânia, o escritor Abílio Wolney Aires Neto, também participou da cerimônia de posse. (Texto: Carolina Dayrell/ Fotos: Agno Santos- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO