A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizou, nesta quinta-feira (30), a capacitação da campanha A Penha Vai Valer para proprietários e colaboradores de bares e estabelecimentos em Goiânia. O encontro aconteceu na sala multiúso da Escola Judicial de Goiás (EJUG), na sede do TJGO.

O objetivo da palestra foi a conscientização sobre os tipos de violência doméstica e familiar, a fim de discutir soluções práticas para a prestação de apoio às colaboradoras e clientes dos estabelecimentos que são vítimas de violência. Segundo a coordenadora da Coordenaria Estadual da Mulher do TJGO, a juíza Marianna de Queiroz, Goiás ja ocupou o segundo lugar no Brasil como o Estado mais violento para as mulheres viverem.

“Os esforços para mudar essa realidade precisam partir de todos nós. Por isso, uma parceria entre os vossos estabelecimentos e o Poder Judiciário, para essa promoção de ações de enfrentamento a violência doméstica e familiar contra mulheres, é extremamente relevante no nosso Estado”, enfatizou a magistrada.

Após a abertura realizada pela juíza, a servidora da Coordenadoria da Mulher, Mara Cristina, apresentou a música tema da campanha “A Penha Vai Valer” (clique aqui para ouvir). Em seguida, a servidora Daniele Rodrigues Nascimento, também integrante da Coordenadoria da Mulher, deu início a palestra com as demonstrações dos tipos de violência doméstica e familiar.

“Quando a gente pensa em violência, automaticamente estamos pensando em violência física, que deixa uma marca no corpo… Mas no artigo 7º [da Lei Maria da Penha] fala também de outras formas de violência… Tem a violência psicológica… Tem a violência moral... A violência patrimonial… E, por último, a violência sexual”, explicou a servidora.

O evento foi realizado com a parceria da Abrasel (GO) e com o Sindibares (GO). Também estiveram presentes na capacitação, representantes da Secretaria Municipal de Politicas Para Mulheres e proprietários de bares e estabelecimentos da capital. (Texto: Agnes Geovanna – Foto: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO