O juiz Gabriel Lisboa Silva e Dias Ferreira, titular da 1ª Vara (Cível, Criminal e da Infância de Juventude) da comarca de Morrinhos, participou do evento “Documentando o Direito – Modus Operandi”, na última segunda-feira (27), no plenário da Câmara Municipal de Morrinhos, iniciativa dos discentes do curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Gabriel Lisboa acompanhou a exibição e integrou o debate sobre o documentário “O caso Evandro”, junto ao professor e doutor em História, Robson Rodrigues Gomes Filho. “Sinto-me honrado pelo convite e espero ter contribuído para a discussão interdisciplinar do caso Evandro, com base no documentário exibido no evento. Pudemos abordar os aspectos jurídicos na visão da magistratura e da advocacia, assim como os aspectos culturais e religiosos”, destacou o juiz Gabriel Lisboa.

O projeto de extensão “Documentando o Direito – Modus Operandi” é inteiramente realizado pelos discentes do curso de Direito da UEG e se desenvolve em etapas concomitantes. A primeira engloba pesquisas, leitura e debates dos referenciais teóricos. A segunda etapa é organizada em torno da exibição e discussão de documentários, aberta à comunidade. Já a terceira etapa é destinada à realização de oficinas.

Segundo o magistrado, a roda de debate buscou responder qual o papel social do Direito e dos discentes do curso de Direito de Morrinhos. “Busca-se uma relação de aprendizado reflexivo, em que a Ciência, os discentes e pesquisadores se aproximem da sociedade e de seus conflitos, pois é nesse dialogar que o Direito se (trans)forma”, ressaltou o magistrado.

Participaram também do evento, estudantes do curso de Direito da UEG – além de outros cursos da universidade –, profissionais da área de Segurança Pública e moradores de Morrinhos e de cidades vizinhas.


(Texto: Sarah Mohn / Imagens: Arquivo pessoal do juiz Gabriel Lisboa – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO